Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Asma afeta 700 mil pessoas em Portugal

Doença não tem cura e pode impor limitações na vida dos doentes.
Ana Maria Ribeiro 26 de Janeiro de 2020 às 01:30
Asma
Tratamento da asma
Asma
Tratamento da asma
Asma
Tratamento da asma

Aasma afeta cerca de 700 mil portugueses e não escolhe idades, embora normalmente se revele na infância. Os asmáticos têm vias respiratórias mais estreitas e maior dificuldade em respirar – o que muitas vezes se traduz na ‘chiadeira’ ou ‘apitos’ no peito. A tosse e a opressão torácica também são comuns.

Sendo uma doença crónica, que não tem cura, quando não está devidamente controlada, a asma pode impor limitações significativas à vida quotidiana dos doentes. É por isso que os médicos não se cansam de insistir na importância das ações de informação. "O controlo da asma é um desafio real e permanece como uma necessidade por satisfazer na vida de muitas pessoas com asma", diz Rui Costa, especialista em Medicina Geral e Familiar e coordenador do GRESP – Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

"Nos últimos tempos, tem vindo a intensificar-se a investigação clínica nesta área", acrescenta António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que garante que as inovações terapêuticas mais recentes podem trazer ganhos consideráveis na qualidade de vida dos doentes.

O tratamento da asma divide-se entre os medicamentos de ‘alívio’ (utilizados em situação de SOS) e os medicamentos de base, tomados diariamente durante períodos prolongados e que diminuem e controlam a inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, os respetivos sintomas. Entre os asmáticos, 10% têm a doença na versão mais grave e precisam de ser tratados com doses elevadas de corticoides.

Os sintomas e as crises de asma podem ser desencadeados pela exposição a fumo de tabaco ou poluição atmosféricas, bem como pela prática de exercício físico intenso, frio, determinados alimentos ou medicamentos.

Portugal Aasma saúde questões sociais doenças especialidades médicas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)