Uma pieira no peito, tosse e sensação de opressão no tórax são os principais sintomas.
1 / 4
Cerca de um milhão de portugueses tem asma, sendo esta a doença mais prevalente em idade pediátrica, segundo o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias. A asma é uma doença que se caracteriza pela inflamação crónica das vias aéreas, provocada por diversos agentes, ocorrendo uma obstrução das vias, quer das mais finas quer de calibre ligeiramente superior.
"Esta doença leva a uma dificuldade respiratória, uma pieira no peito, tosse e, por vezes, uma sensação de opressão, como se o doente tivesse um peso em cima do tórax", explica Bugalho de Almeida, professor e médico pneumologista.
Existem vários tipos de asma, ou seja, várias maneiras da exibição da doença. A asma alérgica é desencadeada pela inalação de substâncias que causam alergia (poeira, pólen, mofo e produtos químicos, animais ou plantas); a asma não alérgica é desencadeada pelo ar seco, clima mais frio, fumo de cigarro, seja fumador ativo ou passivo. "No público em geral, a asma é uma situação que começa nos primeiros anos de vida e é coexistente com a rinite alérgica", frisa o especialista. Bugalho de Almeida acrescenta ainda que "as asmas não alérgicas podem ser provocadas pelo exercício, pela ocupação profissional e obesidade".
O objetivo primordial do tratamento é conseguir dar ao doente uma boa qualidade de vida como se a doença não existisse. O especialista defende que, em geral, "90 por cento das pessoas com casos diagnosticados podem ter uma vida normal, mas por vezes pode ser só obtida à custa da medicação".
O uso de medicamentos é uma medida simples, capaz de melhorar a doença respiratória.
PORMENORES
Mortes em 2016
Em 2016, morreram em Portugal 142 pessoas devido à asma, uma doença inflamatória crónica dos brônquios. É um aumento de 21,4% face a 2015. O maior número de mortes ocorreu em janeiro e dezembro.
Vida do paciente
Hoje em dia, as crises individuais podem ser prevenidas, e a maior parte dos doentes pode fazer uma vida normal desde que cumpra com as indicações do médico. A asma não tem cura, mas controla-se devidamente com alguns cuidados e os medicamentos adequados.
Pólenes, ácaros e poluição são elementos inimigos dos asmáticos
Na primavera, os diversos pólenes, oriundos de plantas, e ácaros da poeira doméstica manifestam-se devido ao aumento da temperatura, acima dos 20 graus, prejudicando os asmáticos. A poluição atmosférica também pode desencadear a doença. A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica informa que até dia 3 de maio, os pólenes vão estar com níveis muito elevados em todo o País.
Bugalho de Almeida Professor e médico pneumologista
"sintomas antes dos 18 anos"
CM: Qual é a faixa etária mais afetada pela asma?
Bugalho de Almeida – Em relação ao início da doença, quase 75% dos doentes começa a ter sintomas antes dos 18 anos, mas pode começar em qualquer idade.
–Os portugueses têm a doença controlada?
– Só 57 % dos asmáticos têm a asma controlada. Um doente controlado é aquele que tem uma vida normal, sem sintomas no dia a dia.
– O que fazer quando o diagnóstico é positivo?
–Perceber o surgimento dos sintomas e a história de evolução do processo clínico. Em seguida, pedir exames específicos.
Boa alimentação e natação podem prevenir crises
As crises de asma podem ser provocadas por vários desencadeantes, como alergénios, exercício físico, o estado do tempo, alimentos ou até alguns medicamentos, como a vulgar aspirina e a penicilina. Existem diversas maneiras de melhorar as vias respiratórias do doente. A natação é um dos melhores desportos para o doente com asma, pois desenvolve os músculos respiratórios, o que melhora muito a capacidade respiratória. Mas há outros desportos também indicados para o asmático: remo, andebol, basquetebol e caminhadas são também práticas de exercício que desenvolvem os músculos respiratórios.
Uma alimentação rica em fruta e legumes, como a banana, espinafres, brócolos e maçãs são essenciais para prevenir a inflamação das vias aéreas. "Cerca de 10% dos asmáticos estão expostos a fumo passivo e uma percentagem idêntica é também fumador, induzindo mais inflamação nas vias áreas do doentes asmático", salienta Bugalho de Almeida. O melhor ‘remédio’ é mesmo o corte imediato com o tabaco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.