Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Associação Animais de Rua esterilizou 161 dos 230 gatos vadios

Associação Animais de Rua, com o apoio veterinário da Change for Animals Foundation, já esterilizou 161 gatos.
30 de Outubro de 2014 às 19:34
Associação e Câmara de Faro, esterilizam, desparasitam e vacinam gatos
Associação e Câmara de Faro, esterilizam, desparasitam e vacinam gatos FOTO: D.R.

A Associação Animais de Rua e a Câmara de Faro, com o apoio veterinário da Change for Animals Foundation, já esterilizaram, vacinaram e desparasitaram 161 gatos dos 230 da colónia de animais errantes da ilha de Faro, segundo a associação.

Maria Pinto Teixeira, da Associação Animais de Rua, explicou esta quinta-feira à agência Lusa que este trabalho "é muito importante", porque "o controlo populacional dos animais se tornava muito urgente" na ilha de Faro (ou península do Ancão), com uma comunidade piscatória relativamente grande e muitos turistas durante o verão.

"No inverno, [os animais] passam alguma fome e comem apenas restos de peixe fornecidos pelos pescadores. E no verão têm excesso de comida, porque são alimentados pelos pescadores e pelos turistas. Começaram a reproduzir-se muitíssimo, isto é um território bastante pequeno e aqui viviam 230 gatos que nós recenseámos em novembro do ano passado e em agosto deste ano", afirmou.

O objetivo, segundo a representante, era saber rigorosamente quantos animais existiam e avançar com esterilizações - "o mais aproximado possível dos 100%" -, tendo a equipa composta por cinco veterinários voluntários da Change for Animals Foundation conseguido atingir "até agora 74%", com 161 dos 230 gatos esterilizados.

Associação Animais de Rua gatos Faro Change for Animals Foundation
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)