Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Ataques de cães a rebanhos continuam em Viseu

Câmara reforça meios de vigilância.
13 de Novembro de 2015 às 18:01
Várias ovelhas já morreram
Várias ovelhas já morreram FOTO: Eduardo Martins

Os ataques de cães vadios a rebanhos continuam a registar-se no concelho de Viseu, o que levou a Câmara a reforçar os meios técnicos e humanos e a vigilância.

Salete Dias, que tem um rebanho de meia centena de ovelhas na Lobagueira, na freguesia dos Coutos de Viseu, contou à agência Lusa que ainda esta semana os cães lhe atacaram mais oito animais.

"Desta vez não mataram nenhuma ovelha, mas oito ficaram feridas. Algumas andam com as patas de rasto, até dá dó ver", frisou. A criadora de gado explicou que, por passarem muito tempo dentro do curral, "apesar de terem sempre muita erva na manjedoura", as ovelhas estão a ficar magras.

"Libertei-as dois dias, perto de casa. Fui lá vê-las quatro vezes e estava tudo bem. Quando as fui buscar já estavam a sangrar", lamentou, contando ter tido conhecimento de que os cães vadios também têm andado noutras localidade, como Cepões.

Prejuízo para criadores de ovelhas

Fonte da autarquia admitiu à Lusa que "a Câmara tem conhecimento do sucedido e, nas últimas semanas, as suas brigadas têm sido uma presença frequente no sentido de recolher animais perigosos", sempre que alguém dá o alarme. "A Câmara, inclusive, reforçou os meios humanos e técnicos e tem procurado reforçar a articulação com a GNR e com o Cantinho dos Animais (Abandonados de Viseu)", acrescentou.

Depois de vários ataques ao seu rebanho nos últimos anos, Salete Dias equaciona deixar de criar ovelhas, por não aguentar o prejuízo.

"Quem tem duas ou três ovelhas mantém-nas no curral ou anda com elas à sua beira. Mas eu tenho um rebanho de 50 e sempre dentro do curral elas põem-se na espinha, embora eu lhes encha a manjedoura de pasto", explicou.

Segundo Salete Dias, "este gado quer liberdade: as ovelhas querem comer à vontade, deitarem-se durante o dia, depois levantarem-se e tornarem a comer".

Viseu Salete Dias Coutos de Viseu GNR animais cães ovelhas rebanho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)