Denunciam remédios de marca com preço inferior ao genérico.
O Governo quer aumentar a quota de medicamentos genéricos, mas o bastonário da Ordem dos Médicos critica a forma como é feita a análise do mercado. José Manuel Silva explica que " em unidades, no mercado concorrencial, a quota já é de 65%, o que é uma percentagem muito elevada e mal avaliada. Há medicamentos originais que têm preços semelhantes ou inferiores aos dos genéricos", justifica.
O bastonário explica que a Ordem dos Médicos apresentou ao anterior ministro da Saúde uma proposta para baixar o preço do medicamento original sempre que entrasse no mercado um genérico que o substituísse.
Para o bastonário, só faz sentido subir a quota de genéricos no mercado total, através do aparecimento de novos genéricos. "Quem determina os preços é o Governo. Portanto, para mim a regra devia ser: entrou um genérico no mercado, automaticamente o medicamento original desce administrativamente para o valor do genérico", defende.
José Manuel Silva diz ser difícil subir a quota de genéricos nos medicamentos que já existem, porque a prescrição dos genéricos já é generalizada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.