page view

Líder dos bispos compara Trump a Hitler

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defedende que é preciso que "a gente se levante".

17 de abril de 2025 às 01:30

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, comparou as posições do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às do antigo dirigente da Alemanha Nazi, Adolf Hitler.

"Quando ouvimos dizer "America First" [América primeiro], é a mesma expressão de '"Deutschland über alles" [a Alemanha acima de tudo]. É a mesma coisa, os outros todos passam para segundo plano e só têm lugar no mundo depois de nós. É dizer "somos nós que ditamos o mundo", afirmou o bispo de Leiria-Fátima.

D. José Ornelas concretizou depois a ligação entre as ideias de Trump e Hitler quando explicou: "Isto não é uma ordem, estamos a acabar com a ordem mundial e com a capacidade de todos. É que, depois, o que vem a seguir, e que é muito perigoso, é a questão de dizer "a mim serve-me a Gronelândia, a mim serve-me o Canadá". Isto não pode ser! Isto é o Lebensraum, o espaço vital do Hitler, que foi concretizado com o alargamento do território da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

"Isto tem de ser tomado a sério", considerou o Bispo de Leiria-Fátima na entrevista à RR, ao que acrescentou: "Eu não estou a propor um conflito com a América, mas acho que é importante que a mentalidade e a cultura deste mundo e que a gente se levante".

Sobre a prática de abusos sexuais por membros da igreja católica, D. José Ornelas referiu que estima que até final do ano esta concluída a fase do processo referente às compensações às vítimas.

A associação de Trump a Hitler não é inédita na igreja católica. Em janeiro de 2017, numa entrevista ao diário espanhol 'El País', o Papa Francisco assumiu preocupação com os regimes populistas, numa altura em que Donald Trump assumiu pela primeira vez a presidência dos Estados Unidos. Recordando o regime nazi que provocou a Segunda Guerra Mundial, na entrevista o Papa Francisco referiu: "O caso da Alemanha em 1933 é típico. Havia um povo que estava em crise, em busca da sua identidade e apareceu este líder carismático [Adolf Hitler] que prometeu dar-lhes uma. Deu-lhes uma identidade distorcida e depois já sabemos o que aconteceu".

Declarações de que Trump admirava Hitler

Em outubro última a ligação entre Trump e Hitler foi mencionada por John Kelly, ex-chefe de Gabinete da Casa Branca de Donald Trump, em entrevistas ao jornal norte americano 'The New York Times' e à revista 'The Atlantic'. Kelly declarou estar convencido de que Trump é fascista.

Kelly recordou que Trump teria dito que Hitler “fez algumas coisas boas”. Acrescentou também que o Presidente dos Estados Unidos queria ter o tipo de “generais alemães” que serviram a Hitler e cometeram crimes de guerra indescritíveis durante a Segunda Guerra Mundial. 

Os Estados Unidos contam com cerca de 70 milhões de católicos, o que representa a quarta maior comunidade no mundo depois do Brasil, México e Filipinas. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8