page view

Bombeiros da Nazaré investem meio milhão de euros em viaturas e equipamentos

Maior investimento prende-se com a aquisição de uma viatura de combate a incêndios florestais no valor de 242 mil euros.

06 de janeiro de 2026 às 12:50

Associação Humanitária dos Bombeiros da Nazaré prevê investir, em 2026, cerca de meio milhão de euros, principalmente na reestruturação do parque de viaturas da corporação que, segundo a direção, terá um dos autotanques de maior capacidade da região.

O investimento de "cerca de meio milhão de euros em viaturas e em equipamentos" será efetivado ao longo deste ano, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, José Sales, reconduzido para um novo mandato para o biénio 2026-2027.

O maior investimento prende-se com a aquisição de uma viatura de combate a incêndios florestais, no valor de 242 mil euros, comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 200 mil euros.

Além desta viatura, que "será entregue num prazo de 90 dias", a associação vai suportar integralmente a aquisição de "um tanque atualmente pertença dos Bombeiros de Madrid, com cerca de cinco anos, que está praticamente novo", disse José Sales.

A viatura, orçada em cerca de 144 mil euros, "é um tanque de grande capacidade, maior do que os que existem no concelho e na zona, sendo uma grande mais-valia, até ao nível do distrito [de Leiria]", explicou, precisando que o autotanque deverá ser entregue até ao próximo verão.

Até essa altura, a associação conta ainda ter concluída "uma renovação da frota", que inclui um investimento de 20 mil euros na "alteração completa de um Veículo Tanque Tático Urbano" e de cerca de 80 mil euros na renovação de uma ambulância de socorro, para "cumprir o protocolo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que obriga a substituir ambulâncias de seis em seis anos".

A direção da associação - que comemora 100 anos em 2027 -, espera ainda cumprir, neste mandato, "uma grande ambição que se prende com a construção de um novo quartel".

O novo quartel "ainda não tem uma localização definida, mas a direção gostaria que o mesmo ficasse num local mais central para responder à sede de concelho e às freguesias", afirmou.

As instalações deverão ainda criar "melhores condições para o corpo de bombeiros, agora com instalações muito exíguas, e mais adequadas a um efetivo que conta um grande número de mulheres bombeiras e que não está preparado com acomodações suficientes", disse o presidente da direção.

Ainda em fase de preparação do projeto para o novo quartel, o presidente da associação não avança previsões sobre o valor do investimento, que pretende candidatar a financiamento estatal. O edifício poderá incluir, também, instalações para a proteção civil municipal.

Os novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré foram eleitos em 05 de dezembro de 2025 para o biénio 2026-2027 e tomaram posse na noite desta segunda-feira.

A associação conta com um corpo de 62 bombeiros e uma estrutura profissionalizada, com 32 funcionários que asseguram os serviços de segunda-feira a sábado, contando com reforço de voluntários ao domingo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8