page view

Bruxelas abre consulta pública para legislar inteligência artificial generativa

Objetivo é "criar linhas orientadoras e um código de conduta" sobre as obrigações de transparência da inteligência artificial.

04 de setembro de 2025 às 15:27

A Comissão Europeia abriu um processo de consulta pública para contributos sobre formas de legislar a inteligência artificial generativa, como a popular plataforma ChatGPT, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com o executivo comunitário, a consulta pública tem como objetivo ajudar os utilizadores e os criadores de sistemas de inteligência artificial generativa a compreenderem quando um conteúdo é manipulado e quando tem de ser identificado como inteligência artificial.

Atualmente, confundem-se nas redes sociais os conteúdos que são originais dos produzidos com recurso a estas ferramentas informáticas.

A Comissão Europeia quer que os cidadãos tenham todas as informações quando estão a interagir com sistemas de inteligência artificial, mais do que as informações de rodapé que nem sempre identificam os conteúdos que recorrem a estas ferramentas, e que estão disponíveis em redes sociais como o Facebook ou o Instagram.

O propósito é "criar linhas orientadoras e um código de conduta" sobre as obrigações de transparência da inteligência artificial.

Mas o escopo desta legislação pode ir além da inteligência artificial generativa, que cria conteúdos baseada em padrões que identifica e na sua repetição. Não tem cognição, baseia-se em dados que já estão disponíveis para atuar, responder e criar.

A Comissão Europeia quer que a consulta pública também sirva para exemplos de inteligência artificial que utilize dados de categorização biométrica e sistemas de reconhecimento de emoções.

A consulta pública está aberta até dia 02 de outubro.

A União Europeia tem em vigor a legislação para regular a conceção e utilização da inteligência artificial desde 01 de agosto de 2024, mas as obrigações de transparência só entram em vigor em 01 de agosto de 2026.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8