Em Viseu, familiares carenciados podem almoçar e em Gaia há 12 horas de atividades.
Em Viseu estão garantidas, pelo menos, seiscentas refeições escolares durante o período de férias de Natal. A grande novidade deste ano é que os familiares diretos dos alunos que evidenciem dificuldades económicas podem também almoçar numa das dez cantinas em funcionamento. Já em Vila Nova de Gaia, na EB da Bandeira, do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, 42 dos 400 alunos aderiram ao programa e têm direito a três refeições por dia, podendo estar no recinto escolar das 07h30 às 19h30.
"Este é um dos projetos que constam no programa ‘Viseu Educa’ e que realça as preocupações com a educação. Havia este problema durante as interrupções letivas e o nosso desejo era o de ter uma escola a tempo inteiro que servisse refeições aos alunos carenciados, aos que têm atividades extracurriculares e também aos familiares com dificuldades", explicou Joaquim Seixas, vice-presidente da câmara.
Ontem, na Escola Básica de Santa Eugénia, foram servidas 52 refeições às crianças da Pré- -Primária e do 1º Ciclo, tal como acontece há nove anos. "Esta é uma forma de contribuirmos para o sucesso escolar. Muitas das nossas crianças não poderiam comer uma refeição quente e podem fazê-lo aqui", complementou Rui Almeida, coordenador do estabelecimento vulgarmente designado como ‘Escola do Viso’.
Filinto Lima, diretor do agrupamento gaiense, destaca as atividades preparadas para os meninos que continuam a ir à escola neste período de férias. "Temos visitas de estudo, acompanhamento de trabalhos de casa, brincadeiras no recreio. No fundo, é uma forma de as crianças terem momentos de lazer, mas também de estudo", explica o responsável de uma das maiores escolas do concelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.