page view

Pescado: capturas aumentam 18% em seis meses

Foram vendidas mais 1,9 mil toneladas de peixe do que no ano passado.

16 de agosto de 2015 às 16:46

Os pescadores algarvios capturaram mais 1,9 mil toneladas de peixe nos primeiros seis meses deste ano do que em idêntico período do ano passado, o que representa uma subida de cerca de 18%, segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. No total, foram desembarcadas na região quase 12,3 mil toneladas

Para este acréscimo da quantidade vendida na lotas do Algarve contribuiu sobretudo a cavala. Os barcos do cerco desembarcaram, entre janeiro e junho, 4750 toneladas desta espécie, enquanto o ano passado, na mesma altura, não tinham ultrapassado as 2878 toneladas.

Além do consumo em fresco e da utilização na indústria conserveira, a cavala é vendida para Espanha, onde serve de alimento a atuns produzidos em gaiolas no Mediterrâneo.

No entanto, devido ao baixo valor comercial da espécie (cerca de 0,20 euros por quilo), o acréscimo de capturas de cavala fez descer o preço médio global do pescado algarvio, que passou de 2,42 euros/quilo, em 2014, para 2,16 euros, este ano.

Ao invés da cavala, as traineiras trouxeram para terra menos 456 toneladas de sardinha. O preço desta espécie também caiu de 1,97 euros para 1,86 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8