Foram vendidas mais 1,9 mil toneladas de peixe do que no ano passado.
Os pescadores algarvios capturaram mais 1,9 mil toneladas de peixe nos primeiros seis meses deste ano do que em idêntico período do ano passado, o que representa uma subida de cerca de 18%, segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. No total, foram desembarcadas na região quase 12,3 mil toneladas
Para este acréscimo da quantidade vendida na lotas do Algarve contribuiu sobretudo a cavala. Os barcos do cerco desembarcaram, entre janeiro e junho, 4750 toneladas desta espécie, enquanto o ano passado, na mesma altura, não tinham ultrapassado as 2878 toneladas.
Além do consumo em fresco e da utilização na indústria conserveira, a cavala é vendida para Espanha, onde serve de alimento a atuns produzidos em gaiolas no Mediterrâneo.
No entanto, devido ao baixo valor comercial da espécie (cerca de 0,20 euros por quilo), o acréscimo de capturas de cavala fez descer o preço médio global do pescado algarvio, que passou de 2,42 euros/quilo, em 2014, para 2,16 euros, este ano.
Ao invés da cavala, as traineiras trouxeram para terra menos 456 toneladas de sardinha. O preço desta espécie também caiu de 1,97 euros para 1,86 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.