page view

Carnaval de Torres Vedras com orçamento de 600 mil euros

O maior investimento dos últimos seis anos.

14 de janeiro de 2016 às 14:31

O Carnaval de Torres Vedras conta, entre 5 e 10 de fevereiro, com o maior orçamento dos últimos seis anos e inaugura no sábado o monumento que inicia as festividades, alusivas este ano ao tema 'figuras e figurões'.

Torres Vedras e Loulé ultimam festa de carnaval

António Esteveira, presidente da empresa municipal Promotorres, responsável pela organização do evento, disse hoje à agência Lusa que se prevê para este ano um orçamento de 600 mil euros, o maior dos últimos seis anos e equiparável ao de 2009.

"Aumentámos o investimento porque quatro dos 12 cabeçudos [enormes bonecos que dançam ao som dos bombos] vão ser novos, assim como encomendámos novos carros para os reis e para o Tocandar - grupo que anima o corso semelhante ao Trio Elétrico no Carnaval brasileiro - por razões de segurança e porque os anteriores já tinham 6 e mais de 10 anos, respetivamente", justificou.

'Figurinhas de Oiro'

Com 32 metros de altura, o monumento que marca o início dos festejos é inaugurado no sábado, no centro da cidade, numa festa que junta centenas de mascarados e os tradicionais cabeçudos, acompanhados pelo som dos bombos.

Aludindo ao tema, retrata a gala 'Figurinhas de Oiro', onde são eleitas as maiores figuras do ano, motivo pelo qual 'marcam presença' o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o futebolista Cristiano Ronaldo, o presidente e treinador do Sporting, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, o Presidente da República, Cavaco Silva, e figuras do "jet set falido".

Na passadeira vermelha desfilam de braços dados o ex-primeiro-ministro e ex-vice-primeiro -ministro Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro francês, François Hollande e o Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, enquanto o ex-presidente da Câmara de Torres Vedras e atual secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, assiste no camarote ao lado do primeiro-ministro António Costa.

O Carnaval de Torres, que em 2015 teve 350 mil visitantes em quatro dias, mantém os habituais corsos diurnos e noturnos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8