page view

Centenas de pessoas reuném-se no centro histórico de Guimarães para assinalar arranque das festas nicolinas. Veja as imagens

Noite do Pinheiro costuma juntar milhares nas ruas para participar no cortejo que abre as seculares festas dos estudantes.

29 de novembro de 2020 às 18:46

Centenas de pessoas juntaram-se este domingo de manhã no centro histórico de Guimarães para assinalar o arranque das festas nicolinas. Num ano normal, esta seria a noite do Pinheiro. Devido à pandemia da Covid-19, a festa foi cancelada mas esta manhã os nicolinos aproveitaram o facto de não haver recolhimento obrigatório para se juntarem.

Centenas de pessoas juntaram-se no centro histórico vestidas a rigor, de gorro vermelho na cabeça e com caixas e bombos para assinalar a data, aproveitaram o facto de parte da manhã não haver recolhimento obrigatório para fazer a festa da forma possível.

Apesar de não serem permitidos ajuntamentom, foram muitos os que não quiseram deixar passar em branco a festa com séculos de história, sempre sob o olhar atento de elementos da PSP.

O distanciamento não foi cumprido e, por volta do meio-dia, a comissão das Festas Nicolinas iniciou um cortejo até ao monumento Nicolino. Não houve junta de bois, nem a árvore foi enterrada – como acontece todos os anos -mas ouviu-se o rufar dos bombos e caixas de centenas nicolinos que quiseram assinalar a tradição secular na cidade de Guimarães.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8