page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Centristas da Terceira afirmam que ilha não foi considerada pela SATA no Natal

De acordo com os centristas, "é inadmissível que uma companhia que se diz regional continue a servir umas ilhas mais do que outras".

24 de novembro de 2025 às 18:56

A Comissão Política da Terceira do CDS-PP/Açores manifestou, esta segunda-feira, a "mais veemente revolta" pela forma "absolutamente descarada" com que a SATA não considerou a ilha no reforço de voos de Natal.

Numa nota de imprensa, refere-se que, "se já era notória a gestão tendencialmente centralista da companhia, alinhada com a visão da responsável pela tutela do setor, o anúncio do reforço da operação de Natal revela agora algo ainda mais grave", uma vez que "todas as 'gateways' dos Açores são reforçadas, exceto a Terceira".

"Não houve sequer um voo adicional para a nossa ilha, apesar de os voos existentes estarem completamente esgotados há semanas. Não se compreende. E muito menos se aceita", afirma o CDS-PP, que integra a coligação que governa os Açores com o PSD e o PPM.

O Grupo SATA anunciou no dia 13 de novembro que as companhias aéreas Azores Airlines e SATA Air Açores iriam reforçar a operação na época de Natal e Ano Novo, com mais 5.000 lugares nas rotas com destino aos Açores e 3.500 lugares nas ligações interilhas.

"Este reforço contempla as ligações entre o continente português (Porto e Lisboa) e o arquipélago dos Açores (Ponta Delgada, Santa Maria, Faial e Pico) e entre os arquipélagos da Madeira e dos Açores, entre 08 de dezembro e 04 de janeiro, com maior incidência entre 20 de dezembro e 04 de janeiro", adiantou a SATA numa nota de imprensa.

De acordo com os centristas, "é inadmissível que uma companhia que se diz regional continue a servir umas ilhas mais do que outras, deixando a Terceira para trás".

O partido afirma desconhecer "qualquer justificação técnica para esta discriminação" e quer saber, da parte da SATA, "com que base e em que dados estruturou esta operação de Natal".

Para os centristas, "à vista dos resultados financeiros da empresa, fica comprovada a falência de uma estratégia que insiste em concentrar a mobilidade dos açorianos em São Miguel, amputando o papel da Terceira na coesão regional".

Segundo o CDS-PP, a secretária regional dos Transportes "não nutre pela Terceira grande simpatia, mas essa preferência pessoal não lhe confere o direito de, repetidamente, penalizar os terceirenses e promover divisões dentro de uma região que se quer coesa e unida".

A SATA não é propriedade de Berta Cabral. E os Açores são, e têm de ser sempre, muito mais do que São Miguel",afirma o partido.

Na sexta-feira, a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH) também acusou a SATA de discriminar a ilha Terceira no reforço de ligações aéreas no Natal, apelando à intervenção da secretária regional da Mobilidade.

"A CCIAH solicita à senhora secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que intervenha no sentido de corrigir esta situação e assegure, com urgência, a reposição do princípio de equidade na distribuição das ligações aéreas entre todas as ilhas", avançou a associação empresarial, em comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8