Voos de balão de ar quente vão realizar-se duas vezes por dia, às 07h00 e às 14h30, sempre que as condições meteorológicas o permitirem.
Os balões de ar quente voltam a 'colorir' os céus do Alentejo entre 07 e 12 de novembro, num festival internacional que junta cerca de 30 equipas, oriundas de seis países europeus, anunciou esta sexta-feira a organização.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ), que este ano assinala a 29ª. edição, é organizado pela empresa Publibalão, em colaboração com o clube de balonismo Alentejo sem Fronteiras, indicou a organização, em comunicado.
A edição deste ano vai decorrer nos concelhos de Ponte de Sor, Avis (Benavila, Fundação Abreu Callado), Alter do Chão, Fronteira e Monforte, no distrito de Portalegre, contando o festival com a participação de cerca de 30 equipas provenientes de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Suíça.
Em declarações à agência Lusa, a relações-públicas do FIBAQ, Maria Inês Soares, considerou esta edição "particularmente especial", uma vez que representa "o fim de um capítulo", mas também o "início da preparação" para os 30 anos do FIBAQ, em 2027.
"Em 2027, queremos iniciar um novo capítulo, reforçando a ligação às comunidades e aos municípios e, sobretudo, valorizando o potencial que o Alentejo tem no balonismo, queremos continuar a mostrar que esta região tem capacidade para acolher eventos internacionais", disse.
O FIBAQ passa no dia 07 de novembro por Ponte de Sor, seguindo-se Montargil, também no mesmo concelho (dia 08) e Benavila (Fundação Abreu Calado) no concelho de Avis (dia 09, voo matinal).
O festival vai depois passar por Monforte (dia 10), Fronteira (dia 11), terminando no dia seguinte em Alter do Chão.
Já os voos de balão de ar quente vão realizar-se duas vezes por dia, às 07h00 e às 14h30, sempre que as condições meteorológicas o permitirem.
Além dos voos, o FIBAQ vai contar este ano com dois espetáculos noturnos de luz, cor e som "Night Glow", em que as chamas dos queimadores dos balões de ar quente "são libertadas ao ritmo da música".
O primeiro espetáculo vai decorrer no dia 07, pelas 19:30, em Ponte de Sor e, o segundo está anunciado para dia 11, em Fronteira, pelas 19:00.
De acordo com os promotores, os interessados em voar num balão de ar quente devem adquirir pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor de instituições e associações locais, bem como para as corporações de bombeiros voluntários das localidades que aderem ao evento.
Segundo a organização, as pulseiras solidárias têm um valor de 99 euros por pessoa, ao fim de semana, e de 75 euros durante a semana.
Para Maria Inês Soares, a dinâmica que o festival apresenta tem a "capacidade de envolver" diferentes municípios e comunidades, "dando-lhes a oportunidade" de mostrar aos participantes e ao público que visita à região "aquilo que os torna especiais".
"E isso é muito importante numa região como o Alentejo, onde precisamos de continuar a criar motivos para que as pessoas nos visitem, fiquem mais tempo e queiram regressar", acrescentou.
O festival teve a sua primeira edição em 1997 e serviu de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.