page view

Chuva e granizo causam inundações violentas no interior Norte

Estradas de acesso foram cortadas devido a derrocadas e deslizamentos de terras.

28 de maio de 2018 às 19:16
A carregar o vídeo ...

Imagens mostram linha de comboio inundada no Pinhão

A carregar o vídeo ...

Chuva e granizo causam inundações violentas no interior Norte

Fenómeno climatérico afetou, sobretudo, Moimenta da Beira, Meda, Macedo de Cavaleiros, Alijó (e principalmente Pinhão). 

Em Moimenta da Beira, foi registada uma precipitação de 45mm numa hora, um valor que representa a média do mês de maio. 

O presidente da Câmara de Alijó disse que a chuva intensa e o granizo de hoje provocaram "prejuízos significativos" no concelho, em vinhas, quedas de muros, deslizamentos de terras e inundações em alguns estabelecimentos da vila do Pinhão.

Ao início da noite, cerca de 60 bombeiros estavam envolvidos nas operações de limpeza de lamas, entulhos e pedras na zona do Pinhão, na principal avenida da vila, em dois cafés, numa unidade hoteleira, na estação e em estradas.

A intempérie verificou-se pelas 17h30 e, depois de uma deslocação ao local, o presidnete da Câmara, José Paredes, referiu que os prejuízos provados são ao nível das vinhas, na zona entre vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas, ainda de quedas de muros, arrastamento de terras para as estradas e obstrução da rede de saneamento básico da vila duriense.

Na terça-feira, segundo o autarca, começa a ser feito o levantamento dos estragos causados nestas vinhas do Douro e será garantido apoio, aos pequenos produtores, para o tratamento imediato que é necessário fazer para a cicatrização das videiras.

"A vinha estava num estado fenológico muito adiantado e a destruição que sofreu neste momento é praticamente irrecuperável", frisou.

O segundo comandante dos bombeiros do Pinhão, Leandro Pereira, referiu que foram muitos os pedidos de ajuda que chegaram aos bombeiros a partir do final da tarde e salientou que os voluntários do concelho contaram com o apoio de corporações dos municípios vizinhos.

A chuva intensa, acompanhada de granizo, provocou inundações, derrocadas e movimento de massas que chegaram a cortar o trânsito nas estradas de acesso a Sabrosa e a Alijó. 

Leandro Pereira disse ainda que esta vila do Douro é periodicamente atingida por intempéries deste género.

Pedro Silva, proprietário de um café na avenida principal, explicou que a água da chuva foi tanta que o saneamento antigo foi incapaz de dar resposta e, por isso, acabou por entrar no estabelecimento comercial, na cave e rés-do-chão, provocando prejuízos que considera elevados.

"Agora é limpar e depois fazemos contas", afirmou.

Há cerca de dois anos o Pinhão foi também atingido por uma intempérie que provocou ainda mais prejuízos na zona central da vila turística. 

-- 

Tem imagens do mau tempo no interior Norte?

Envie-nos imagens ou vídeos para o email portal@cmjornal.pt ou em https://www.cmjornal.pt/mais-cm/eu-reporter-cm

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8