page view

Cientistas descobrem tipo de sonho associado a doenças degenerativas do cérebro

“Quase todos os casos” estudados sofrem de demência ou doença de Parkinson, explicam especialistas.

13 de janeiro de 2025 às 11:38

Uma pesquisa levada a cabo por cientistas americanos mostrou que mexer-se bastante durante o sono pode ser um sintoma inicial de demência ou doença de Parkinson.

Segundo o Daily Mail, o movimento violento e agressivo durante a noite, que surge porque o indivíduo está a retratar os próprios sonhos, chama-se distúrbio do comportamento do sono REM. A condição cria inflamação numa parte do cérebro onde a dopamina, químico associado ao prazer e motivação, é produzida. 

Os doentes com Parkinson e demência apresentam níveis reduzidos de dopamina, uma vez que as células nervosas que o produzem morreram. 

Cientistas americanos, citados pelo Daily Mail, desenvolveram um algoritmo potenciado por inteligência artificial para analisar vídeos de testes clínicos e ajudar a dar diagnósticos mais concretos. O projeto também visa facilitar a deteção de pacientes em risco elevado de ter uma das doenças degenerativas. 

Emmanuel During, professor auxiliar de neurologia na Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, apoia a utilização da nova tecnologia. “Esta abordagem pode ser integrada em clínicas durante a interpretação de testes de sono para melhorar e facilitar o diagnóstico, evitando falhas”, avança During. 

“O método também pode ser utilizado para informar sobre decisões de tratamento baseadas na gravidade dos movimentos demonstrados nos testes”, acrescenta o professor.  

Há dificuldade em diagnosticar o distúrbio do comportamento sono REM, uma vez que os sintomas podem passar despercebidos ou ser confundidos com outras doenças. O site do grupo de prestação de cuidados de saúde Vivisol confirma a correlação do distúrbio com doenças neurodegenerativas e realça uma “maior incidência em homens de meia idade”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8