Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Cinco tailandeses envenenados com cogumelos

Cinco imigrantes tailandeses que consumiram cogumelos silvestres deram entrada em estado crítico no Serviço de Urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e quatro deles precisam urgentemente de um transplante hepático para sobreviver.
18 de Novembro de 2010 às 16:52
cogumelos, tailandeses, setúbal, transplantes
cogumelos, tailandeses, setúbal, transplantes FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Segundo o director do Serviço de Urgência do hospital, António Xavier, os cinco homens, que tinham emprego sazonal na zona do Montijo, na apanha de fruta, viram uma mulher a apanhar cogumelos silvestres e decidiram seguir o exemplo, mas acabaram vitimas de intoxicação.

Os cinco homens foram transferidos durante a última noite para os cuidados intensivos dos hospitais dos Capuchos (2) e Santa Maria (1),  em Lisboa, Coimbra (1) e Santo António(1), no Porto, mas pelo menos quatro deles já apresentam critérios para transplante hepático.

"A intoxicação provocada pelo consumo de cogumelos  provoca uma degradação muito rápida do fígado, rins e sistema nervoso central. Podemos fazer alguma coisa para retardar a evolução, mas, se não se conseguir um transplante de fígado em poucos dias, estes doentes acabam mesmo por morrer", disse António Xavier.

A situação dos quatro imigrantes é muito complicada, uma vez que a hipótese de concretização dos transplantes é extremamente difícil.  "Arranjar um fígado já é muito difícil", reconheceu, reafirmando que a única hipótese de sobrevivência dos quatro tailandeses passa pela realização de um transplante hepático  nos próximos dias.

O responsável pelo Serviço de Urgência do Hospital  São Bernardo advertiu para os perigos do consumo de cogumelos, lembrando que a toxicidade é muito grande e que nem sempre é fácil distinguir aqueles  que são comestíveis dos que provocam danos irreparáveis. "No mês passado, um casal de portugueses residente em Grândola, que apanhava cogumelos para consumo próprio e para vender, acabou  por falecer devido a uma intoxicação provocada pelo consumo de cogumelos",  disse o clínico.

cogumelos tailandeses setúbal transplantes
Ver comentários