page view

Coca-cola e Pepsi têm corante cancerígeno

A Coca-cola e a Pepsi contêm um corante que pode causar cancro, concluiu um estudo realizado pela organização americana de defesa do consumidor Center for Science in the Public Interest (CSPI).

09 de março de 2012 às 21:06

A Food and Drugs Administration, entidade que controla os alimentos e medicamentos, está a ponderar o pedido da CSPI para banir a utilização deste corante. Em causa está o “corante caramelo”, que é utilizado nestes refrigerantes para dar cor.

O “corante caramelo”, ao contrário do caramelo caseiro, é o resultado de um processo químico que produz a substância 4-MEI. Esta substância, segundo o programa governamental toxicológico norte-americano é cancerígena para os animais e constituí uma ameaça para a saúde humana.

Contactada pelo CM, a Pepsi Portugal afirmou rever-se na posição da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), que considera que “a presença de 4-MEI no “corante caramelo” não constitui uma preocupação para a saúde”.

Por sua vez, a Coca-Cola, num comunicado no site norte-americano, garantiu que “apesar de sempre ter vendido bebidas seguras”, vai “reduzir a quantidade de 4-MEI presente nos refrigerantes”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8