Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Corrigidas normas da DGS para o uso de ar condicionado

Associação que representa o setor diz que alterações são bem-vindas mas chegam tarde.
Ana Maria Ribeiro e Miguel Balança 22 de Julho de 2020 às 09:08
Ar condicionado
Ar condicionado
Ar condicionado
Ar condicionado
Ar condicionado
Ar condicionado
A Direção-Geral da Saúde atualizou as normas para a utilização de sistemas de ventilação e ar condicionado em sete anteriores orientações, que ditaram as regras para uso deste tipo de aparelhos em lares, estabelecimentos de restauração e bebidas, ensino ou creches, durante a pandemia. "O risco [de transmissão do novo coronavírus decorrente] da utilização de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) é considerado muito baixo", desde que se cumpra a manutenção "de acordo com as indicações do fabricante" e "renovação do ar dos espaços fechados", reconheceu a autoridade de Saúde.

"A constatação é bem-vinda mas chega tarde", afirmou ao CM a Associação Portuguesa das Empresas dos Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente (APIRAC). A entidade que representa este setor lamenta os "danos irreparáveis" causados à atividade económica e a forma como as normas afetaram a população, "particularmente alguns grupos de risco", destacando que "o stress térmico que tem sido sentido aconselharia uma atuação mais atempada". A APIRAC lembra ainda que há negócios que encerraram por não poderem funcionar sem ar condicionado e "encarregados de educação em conflito com escolas" dada a não utilização do aparelho.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)