Menino estava a brincar num gabinete do centro de saúde.
Um menino de três anos picou-se numa seringa usada que estava dentro de uma caixa de material médico descartável, junto a alguns brinquedos, num dos gabinetes do centro de saúde de Vila Franca de Xira. Santiago acompanhava os pais numa consulta para o irmão mais novo, recém-nascido, no dia 27 de agosto, e está agora a ser vigiado pelo Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
"Como ainda estava de férias da creche, o meu filho acompanhou-nos à consulta. O gabinete tem alguns brinquedos junto ao aquecedor de parede e deixámo-lo estar lá a brincar", conta ao CM Diogo Gonçalves, de 32 anos. "A caixa estava pertíssimo dos brinquedos, a três ou quatro palmos. Não podíamos imaginar o que tinha", sublinha.
"O Santiago nem se queixou muito, a minha mulher é que viu o sangue na mão direita. Picou- -se no dedo indicador", explica o pai. Foram encaminhados para o Hospital de Vila Franca de Xira, onde Santiago recebeu o reforço da vacinação e fez análises. "Sabemos que abriram um inquérito interno, não nos foi dito mais nada", afirma Diogo. A família apresentou uma reclamação na unidade.
Contactada pelo CM, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo disse que já ordenou "um inquérito para apuramento dos factos e responsabilidades, tendo igualmente em vista a auditoria e a otimização de procedimentos" do centro de saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.