Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Cuidado com as alergias

Rinite é frequente nos idosos. Os tratamentos para outras doenças podem agravar o quadro clínico.
Joana Nogueira 18 de Abril de 2015 às 00:40
Pólenes são o segundo alergénio mais comum em Portugal
Pólenes são o segundo alergénio mais comum em Portugal FOTO: Polka Dot Rf/Jupiterimages

Salvas de espirros, comichão na garganta, nariz obstruído e olhos lacrimejantes. Os sintomas característicos da rinite alérgica podem ser uma verdadeira dor de cabeça nesta altura do ano, devido à elevada concentração de pólenes no ar. Apesar de poder surgir em qualquer idade, a rinite é muito frequente junto da população idosa, já debilitada por outras patologias.

"Os idosos têm mais patologias do que outros grupos da população. Essas doenças e os tratamentos também podem agravar a sintomatologia da rinite", alertou João Fonseca, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. A terapêutica para as doenças neurodegenerativas ou para a hipertensão "pode influenciar negativamente ou agravar os sintomas da rinite, tornando a situação mais complexa, até porque vai interferir com o tratamento preventivo", acrescentou o alergologista da CUF Porto. Talvez por isso, sejam o principal fator de incómodo referido pelo doente, mesmo que este padeça de outras comorbilidades.

Sendo os pólenes o segundo alergénio mais frequente no País, logo a seguir aos ácaros, há conselhos que podem diminuir o seu impacto na saúde.

"Deve-se preferir as horas de menor calor, como o início da manhã ou o final do dia, para praticar atividades físicas
ao ar livre, como as caminhadas, e arejar a casa. É importante usar óculos escuros, principalmente em dias de vento, já que mais de metade dos casos tem sintomas oculares. É bom que, quando entrem em casa, tenham o cuidado de mudar de roupa e lavar as mãos", garantiu o especialista João Fonseca. Afinal, qualquer peça de roupa pode ser um verdadeiro coletor de pólenes. 

alergias rinite pólenes espirros idosos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)