page view

'Dentes de vampiro' com origem genética

Os 'dentes de vampiro' têm origem em causas genéticas, segundo o estudo levado a cabo pelos investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto. <br/><br/>

24 de maio de 2010 às 17:19

A ausência de dentes incisivos laterais superiores (hipodontia) origina os chamados “dentes de vampiro” que afectam mais de 130 mil portugueses. As causas deste fenómeno ainda não foram conhecidas mas de acordo com o estudo “quando os progenitores têm aquela condição, a probabilidade de os filhos virem a ter é 15 vezes superior à da população em geral”, informa o estudo publicado no ‘Journal of Dental Research’.

“A transmissão genética depende também de interacções entre genes e entre os genes e o ambiente, sendo que a sua frequência varia de região para região”, adiantam os investigadores do estudo que contou com a participação de 63 pessoas com hipodontia e analisando dados de 142 familiares de primeiro grau.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8