Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Dietas: Permitem grande perda de peso em pouco tempo, mas têm riscos

Quem não ouviu falar da dieta de South Beach, que estimula o consumo de gorduras monoinsaturadas (azeite, amendoins, nozes), ou da dieta do Dr. Atkins, que propõe o consumo de carnes (principalmente vermelhas)? Ou mais recentemente da dieta Dukan – com quatro fases em que a primeira corresponde à ingestão de proteínas – e da dieta Detox que propõe o consumo exclusivo de chás que produzem efeito laxante, água morna em jejum, sumos e frutas ácidas?

20 de Maio de 2012 às 01:00
Consumir fruta é uma dieta natural e eficaz
Consumir fruta é uma dieta natural e eficaz FOTO: direitos reservados

Tudo dietas famosas e muito divulgadas por prometerem uma enorme perda de peso em pouquíssimo tempo. No entanto, estes regimes alimentares, apesar de proporcionarem um emagrecimento a curto prazo, dificilmente podem ser mantidos por um longo período de tempo. Segundo a nutricionista Ágata Roquette, não há uma reeducação alimentar. Segundo a especialista, autora do livro ‘A Dieta dos 31 dias’, onde fala do facto dela própria já ter pesado 90 quilos, "sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona, fatalmente a pessoa recuperará o peso perdido podendo, inclusive, ganhar ainda mais." Por isso, recomenda um regime alimentar equilibrado onde não faltem vitaminas e nutrientes essenciais à saúde e alerta para o facto de as famosas dietas provocarem, por exemplo, falta de potássio, necessário ao bom funcionamento do coração.

Os problemas de saúde associados a dietas loucas podem não surgir no imediato. Um caso conhecido é o de Gwyneth Paltrow, que aos 37 anos tem os ossos como se tivesse 80 anos. A actriz, que fez durante 11 anos a dieta macrobiótica (restrição de produtos lácteos e carne vermelha), declarou recentemente que sofre de osteopenia, doença que consiste na perda da massa óssea e é precursora da osteoporose.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O que é uma dieta ?

A dieta diz respeito aos hábitos alimentares de cada indivíduo. Independentemente de ser saudável, todas as pessoas têm a sua dieta. Nos últimos anos, o termo generalizou-se e é agora aplicado para definir regimes alimentares cujo objectivo é controlar o peso.

O que é o metabolismo?

O metabolismo é o conjunto de transformações que os alimentos e outras substâncias sofrem no organismo. Quanto mais rápidas forem estas alterações mais calorias o corpo tem capacidade de queimar, ficando os indivíduos propensos a emagrecer.

O que é fome emocional?

Também conhecida como fome psicológica, é quando um indivíduo sente fome mas esta não é motivada por nenhum falta de nutrientes no corpo. A fome emocional é muitas vezes uma forma de compensar outros problemas.

O que são calorias?

A caloria é a medida utilizada para medir o valor energético dos alimentos. A utilização do termo na área da nutrição faz com que este seja muitas vezes utilizado para referir quilocalorias. Quando se diz que um alimento tem duzentas calorias, na realidade este tem 200 000 calorias, ou seja, duzentas quilocalorias.

DIETA SAÚDE EMAGRECER
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)