page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Diretor do SNS admite que não será possível eliminar listas de espera por falta de profissionais

Álvaro Almeida admitiu ainda que não será possível, a curto prazo, atribuir médico de família a toda a população.

08 de abril de 2026 às 14:48

O diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida, admitiu esta quarta-feira que não será possível eliminar as listas de espera, não por restrições financeiras ou ordens, mas pela falta de médicos e enfermeiros e pelo aumento da procura.

"Como não há médicos e não há enfermeiros em números suficientes, não conseguiremos aumentar a produção tanto quanto seria necessário para eliminar as listas de espera. Essa é uma realidade que nós temos que reconhecer", disse Álvaro Almeida na comissão parlamentar da Saúde, em resposta a críticas sobre a insuficiência dos aumentos de 1% nas consultas e 3% nas cirurgias previstos para este ano.

Álvaro Almeida, que foi ouvido a pedido do PS "sobre instruções da Direção Executiva do SNS relativas à contenção da produção assistencial em 2026 e às restrições de recursos financeiros e humanos", admitiu ainda que não será possível, a curto prazo, atribuir médico de família a toda a população.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8