Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Disparam novos casos de cancro por amianto

Registados 52 casos de mesotelioma.
João Saramago 18 de Abril de 2015 às 09:30
Sede da Direção-Geral de Energia e Geologia foi desocupada depois de 19 casos entre funcionários
Sede da Direção-Geral de Energia e Geologia foi desocupada depois de 19 casos entre funcionários FOTO: João Miguel Rodrigues

O número de casos de mesotelioma – cancro associado ao amianto – duplicou em 12 anos, passando de 26 em 2000 para 52 em 2011, último ano de que existem dados, revelou a Administração Central de Sistemas de Saúde.

"É uma situação muito complicada. Ainda é um tumor com uma incidência baixa, mas está a aumentar. Tem um período de crescimento entre os 20 e os 30 anos", o que significa que se o auge da utilização do amianto na construção foi nos anos 70 e 80, "é agora que está a aparecer massivamente", disse o pneumologista José Cruz. O especialista da Fundação Champalimaud explicou que "uma das coisas que provoca são tumores, nomeadamente cancro de pulmão, principalmente o mesotelioma, um tumor maligno, altamente agressivo, em que está provada a relação entre a exposição ao amianto e o tumor". "Há três ou quatro anos, raramente me aparecia um mesotelioma. Este ano, já operei dois ou três", especificou.

No seminário sobre o amianto que ontem decorreu em Lisboa, foi revelado que o Ministério do Ambiente tem 14 edifícios com amianto, com um potencial de risco médio. Inês Diogo, da Agência Portuguesa do Ambiente, acrescentou que o material removido é canalizado para aterros. Em julho de 2014, o Governo divulgou uma lista de 2015 edifícios públicos com amianto.

Rui Silva, diretor técnico da Interamianto, empresa certificada para remover amianto, referiu que a União Europeia tem por meta a retirada total da substância até 2032. Contudo, estima que Portugal não vá cumprir essa meta (ver pág. 51) .

cancro casos amuanto saúde mesotelioma
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)