Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Dois novos casos de Covid-19 nos Açores

Caso diagnosticado na ilha de São Miguel refere-se a um homem, com 49 anos.
Lusa 2 de Setembro de 2020 às 15:06
Açores
Açores FOTO: Getty Images
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de covid-19, um na ilha de São Miguel e outro na ilha Graciosa, detetados na sequência das 1.382 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

A informação é esta quarta-feira avançada no relatório diário da Autoridade de Saúde Regional, que indica que o caso diagnosticado na ilha de São Miguel se refere a um homem, com 49 anos, que desembarcou na região em 25 de agosto "proveniente do continente europeu, tendo obtido teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e teste de despiste após o sexto dia positivo para a covid-19".

Este caso "apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos", diz ainda aquela entidade.

Quanto ao caso positivo diagnosticado na ilha Graciosa, a autoridade açoriana adianta que se trata de um homem, com 31 anos, "a quem havia já sido diagnosticada a doença covid-19 durante a sua estada em território continental, tendo sido dado como recuperado pelas autoridades de saúde correspondentes, sendo atualmente considerado como portador de remanescências do vírus e, portanto, não contagioso".

A Autoridade de Saúde dos Açores informa também que duas mulheres "não residentes, com 21 e 43 anos, cumprindo os critérios de cura para a covid-19 em território continental, saíram da região, regressando assim à origem".

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 226 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 30 casos positivos ativos: 27 na ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

O caso na Graciosa não é definido como ativo.

Desde o início do surto, morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

A pandemia do coronavírus que provoca a covid-19 já provocou pelo menos 851.071 mortos e infetou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.827 pessoas das 58.633 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)