Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

É possível morrer por fumar canábis

Investigadores alemães identificaram dois homens que morreram apenas por fumar marijuana.
26 de Fevereiro de 2014 às 19:40
consumir, canábis, pode, matar, coração, ritmo, cardíaco
consumir, canábis, pode, matar, coração, ritmo, cardíaco FOTO: David Bebber/Reuters

É possível morrer especificamente por fumar canábis, de acordo com um novo estudo de cientistas alemães. Os investigadores identificaram dois homens que morreram devido ao consumo desta droga.

Já era do conhecimento público que a marijuana podia ser fatal se fosse consumida em conjunto com outras drogas, acelerando o ritmo cardíaco.

Os cientistas do Hospital Universitário de Dusseldorf, na Alemanha, levaram a cabo o primeiro exame 'post-mortem' a pessoas que morreram depois de usar esta droga. A equipa, liderada por Benno Hartung, levou a cabo 15 exames e fez também testes de toxicologia e genética para pôr de parte outras possíveis causas de morte.

Descobriram que a morte de dois dos pacientes não pôde ser atribuída a outra causa senão ao consumo de marijuana. Ambos os indivíduos eram do sexo masculino, e morreram depois do coração ter começado a bater ou muito rápido ou muito lentamente.

Os investigadores acreditam que esta mudança no ritmo cardíaco, chamada arritmia, é causada pela canábis. A razão para esta conclusão prende-se com o facto dos dois homens terem fumado a droga poucas horas antes de morrer e nenhum deles ter registo de problemas cardíacos.

consumir canábis pode matar coração ritmo cardíaco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)