page view

EDP ganha leilão para primeiro projeto de energia eólica na Alemanha

Parque eólico deverá produzir anualmente mais de 475 GWh de energia verde, suficiente para abastecer cerca de 150 mil famílias.

11 de junho de 2025 às 13:05

A EDP anunciou esta quarta-feira ter vencido um leilão para desenvolver o seu primeiro projeto de energia eólica na Alemanha, através da EDP Renováveis, cuja entrada em operação está prevista para o final desta década.

"A EDP assegurou com sucesso a participação num leilão de terrenos que lhe garante direitos exclusivos de negociação com os respetivos proprietários com vista ao desenvolvimento e construção de mais de 200 MW [megawatts] de energia eólica na Alemanha, através da EDP Renováveis", lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira.

Segundo salienta, trata-se de "um marco significativo da operação da empresa no mercado alemão, dado que representa a entrada no setor eólico num país onde a EDP já desenvolve projetos solares que se encontram em fase de construção".

Localizado na região da Baixa Saxónia, o projeto Uelzen-Suderburg tem potencial para instalar até 38 aerogeradores, somando uma capacidade instalada estimada em cerca de 219 MW.

Uma vez operacional, o parque eólico deverá produzir anualmente mais de 475 GWh de energia verde, suficiente para abastecer cerca de 150.000 famílias, evitando simultaneamente a emissão de mais de 330 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

"Este é um passo fundamental na nossa estratégia de consolidação multitecnológica em energias renováveis na Alemanha. Já contamos com dois projetos solares de grande escala e dois de geração distribuída em fase avançada de construção no país, além de um 'pipeline' robusto para os próximos anos", afirma o presidente executivo (CEO) da EDP para a Europa, Duarte Bello, citado no comunicado.

O leilão foi promovido no início de 2025 pela Caeli Wind, uma plataforma digital especializada na identificação de locais com elevado potencial eólico, tendo entretanto a EDP já formalizado contratos de arrendamento com os proprietários dos terrenos, numa área total de aproximadamente 2.700 hectares.

A entrada da EDP no mercado alemão ocorreu em 2022, com a aquisição da empresa local Kronos Solar EDPR.

Desde então -- salienta a empresa -- "a Alemanha tem-se afirmado como um mercado estratégico de crescimento para o grupo, com o objetivo de contribuir ativamente para a descarbonização do setor energético no país".

A EDP tem atualmente cerca de 11 gigawatts (GW) de capacidade instalada a nível global no segmento da energia eólica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8