page view

Empresas estão a despedir trabalhadores da Geração Z pouco depois de os contratarem

Gestores admitem evitar recrutar pessoas dessa faixa etária no futuro.

16 de outubro de 2024 às 15:06

As empresas estão a despedir trabalhadores da Geração Z pouco depois de os contratarem e futuramente podem vir a evitar recrutar pessoas dessa faixa etária (nascidas entre 1997 a 2012). A conclusão é de um relatório da plataforma educacional Intelligent, citado pela Euronews

A pesquisa baseou-se num inquérito a cerca de 1.000 gestores de contratação e concluiu que um em cada seis empregadores estava relutante em contratar trabalhadores da Geração Z, principalmente devido à sua reputação de se sentirem facilmente ofendidos e de acharem que têm direito àquilo que querem sem terem de trabalhar para isso. 

O estudo indica ainda que mais de metade dos inquiridos afirmou que estes jovens não têm uma boa ética de trabalho, têm dificuldades de comunicação, não lidam bem com o feedback e, geralmente, não estão preparados para as exigências laborais.

Cerca de seis em cada dez empresas relataram ter demitido um recém-licenciado que tinham recrutado este ano. A falta de motivação, a falta de profissionalismo e a fraca capacidade de comunicação são as razões mais apontadas para os despedimentos. 

Os gestores de contratação inquiridos também reportaram que alguns dos trabalhadores da Geração Z evidenciavam dificuldades em gerir a carga de trabalho, chegavam frequentemente atrasados e não se vestiam nem falavam adequadamente. 

"Muitas vezes não estão preparados para um ambiente menos estruturado, para a dinâmica cultural do local de trabalho e para a expectativa de trabalho autónomo", explicou Huy Nguyen, conselheiro-chefe da Intelligent, em comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8