Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Escola autoriza festa com bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas – como sangria e cerveja – estiveram à venda na festa realizada anteontem à noite na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, o que indignou alguns pais. O presidente do Conselho Executivo (CE), José Albino, alega que a venda dessas bebidas, pela Associação de Estudantes, estava autorizada apenas a encarregados de educação e alunos maiores de idade.
7 de Junho de 2009 às 00:20
A Feira dos Saberes e Sabores tinha tasquinhas de comes-e-bebes e vários espectáculos
A Feira dos Saberes e Sabores tinha tasquinhas de comes-e-bebes e vários espectáculos FOTO: direitos reservados

'Havia miúdos com bebedeiras e a dar um triste espectáculo', relatou ontem o pai de um aluno, que pediu anonimato, adiantando que 'beberam minis e sangria vendidas na tasquinha da Associação de Estudantes'. Um cenário que o presidente do CE desmente: 'Estive até ao fim da festa e não houve qualquer distúrbio, nem vi ninguém alcoolizado dentro do recinto da escola. O que se passou a seguir, fora da escola, isso já não sei.'

José Albino explicou que havia bebidas 'com baixo teor alcoólico, para uma festa onde estavam pais e filhos, e a venda só era autorizada aos adultos e alunos com 18 anos'.

'Foi uma autorização pontual para a festa que assinala o final do ano lectivo dos alunos dos 11º e 12º anos, que são os que aparecem em maioria', referiu, assegurando que um elemento do CE 'ia passando de vez em quando pela tasquinha da Associação de Estudantes para controlar a venda'. Um aluno contactado pelo CM disse não ter visto colegas alcoolizados, mas admitiu que a medida foi motivo de conversa. 'Ficámos surpreendidos com a venda de bebidas alcoólicas numa festa na escola, mas, como era uma cena bem organizada e os pais também iam, não achámos mal.'

'HAVIA UMA SANGRIA TROPICAL'

Mário Neves, presidente da Associação de Estudantes, ao contrário do presidente do Conselho Executivo, negou que tenham sido vendidas bebidas alcoólicas. 'O que estava lá era uma sangria tropical, à base de frutos, como manga, maracujá e outros, e sem mistura de álcool. E quanto às minis, o que havia era um cartaz a anunciar a Festa da Cerveja que ia ter lugar a seguir, fora da escola, num bar da cidade.' 'Não vi nenhum jovem embriagado', garantiu, por seu lado, a presidente da Associação de Pais, Ilda Marques, adiantando que o presidente do Conselho Executivo 'transmitiu com antecedência que iria haver cervejas na festa, mas a venda estava autorizada só a maiores de 18 anos'. 'A festa até tinha mais pais do que alunos, pelo que não vejo problema com as bebidas. Às vezes há pais que deixam os filhos ir aos bares e aí é que não estão para fiscalizar. Neste caso estavam tantos pais em convívio, não achei nada de anormal', declarou.

ALUNOS FIZERAM FEIRA DE SABERES E DE SABORES

A Feira de Saberes e Sabores, que se realizou na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, entre as 19h30 de sexta--feira e a 01h00 de ontem, foi organizada por uma turma do curso profissional de Animação Sócio--cultural. Já não é a primeira vez que este grupo de alunos promove este tipo de iniciativas naquele estabelecimento de ensino, colocando dessa forma em prática o que tem aprendido na dinamização de eventos. Desta vez pretendeu criar momentos de convívio com outras escolas do concelho de Rio Maior, ao convidá-las a participar nesta festa, que incluía teatro, música e outros espectáculos. Uma das animações era as tasquinhas, com comes-e-bebes. A festa assinalou também o fim das aulas para as turmas dos 11º e 12º anos.

PORMENORES

NORMALIDADE

'Ficar bêbedo numa festa escolar é normal, mas quando são fora da escola. Quando são dentro da escola é mais difícil', admitiu um aluno.

PARTICIPAÇÃO

A festa foi muito participada. Até elementos da autarquia rio-maiorense marcaram presença. 'Foi um êxito', considerou o presidente do Conselho Executivo (CE).

ELEIÇÃO

José Albino, presidente do CE há vários anos, foi eleito há dias director da escola pelo Conselho Geral Transitório.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)