page view

Escola de Telheiras a funcionar sem eletricidade

Inundação no domingo obrigou a desligar quadro elétrico. Escola fecha mais cedo (16h15) e Câmara de Lisboa fornece refeições.

14 de janeiro de 2025 às 20:42

A Escola Básica de Telheiras, em Lisboa, com cerca de 600 alunos, está a funcionar desde segunda-feira sem fornecimento de eletricidade, depois de uma inundação numa arrecadação, ocorrida no domingo, ter afetado a instalação elétrica. “Não estão reunidas as condições mínimas, mas a escola continua aberta. Damos aulas sem acesso a meios audiovisuais e quase às escuras, porque somos obrigados a fechar os estores por causa do sol forte. O bar não tem bebidas quentes e na cantina as refeições servidas são salada fria de atum ou sandes e peças de fruta”, contou ao CM uma professora, que pediu anonimato.

Carla Baptista, diretora do Agrupamento Vergílio Ferreira, afirmou ao CM que “dadas as condições climatéricas e de luminosidade desta semana, a escola pode funcionar”, encerrando “às 16h15 ainda com a luz do dia”, tendo sido suspensas as atividades que se realizavam após essa hora. “Todas as condições de segurança estão acauteladas e está a ser realizado um acompanhamento de articulação e proximidade com o Sr. Diretor Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e com a Câmara Municipal de Lisboa, que está a fornecer refeições diárias de recurso para situações imprevistas, como é do conhecimento da comunidade educativa”, disse a diretora, frisando que “se não estivessem reunidas as condições mínimas, a escola estaria encerrada”.

A responsável confirma que a situação foi provocada por “uma inundação numa arrecadação que afetou uma sala de aula e a biblioteca da escola”. “O quadro elétrico ficou afetado com humidade e teve de ser desligado. A situação está a ser avaliada diariamente pelo piquete da CML. Toda a comunidade escolar está informada de toda a situação e a biblioteca está e estará encerrada num futuro próximo”, disse, sublinhando que “provavelmente, se a escola estivesse encerrada estariam a pedir-me que justificasse o encerramento da mesma”. Segundo a diretora, a reposição do fornecimento de eletricidade está previsto “para a próxima quinta-feira, ao início da manhã”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8