page view

Estações de TGV propostas para Gaia têm praticamente o mesmo estacionamento previsto

Plano Ferroviário Nacional, publicado em Diário da República (DR) em abril, estabelece que a estação de Gaia é em Santo Ovídio, ligando às linhas Amarela e Rubi do metro.

03 de novembro de 2025 às 14:39

A estação de alta velocidade de Vila Nova de Gaia prevista para Santo Ovídio prevê um total de 505 lugares de estacionamento, dos quais 475 lugares públicos, e a alternativa do consórcio prevê 507 lugares, segundo documentos oficiais.

De acordo com o contrato de concessão assinado entre o consórcio AVAN Norte (Mota-Engil, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto) e a Infraestruturas de Portugal (IP), para a estação de Santo Ovídio estão previstos 475 lugares de estacionamento na entrada norte da estação de Santo Ovídio, num parque público, e 30 na entrada sul, num parque privado.

Já a estação alternativa em Vilar do Paraíso, proposta do consórcio AVAN Norte que não estava prevista no contrato assinado com o Estado, prevê 507 lugares "em duas área distintas: uma a Este da Estação, subterrâneo, e um outro parque de estacionamento na zona Sul da estação à cota do piso 0 da estação".

A alegada falta de estacionamento na estação de Santo Ovídio chegou a ser apontada, em 2023 pelo então candidato e esta segunda-feira primeiro-ministro Luís Montenegro e, mais recentemente, por Álvaro Santos, que será vice-presidente da Câmara de Gaia do executivo liderado por Luís Filipe Menezes (coligação PSD/CDS-PP/IL), num debate autárquico do jornal O Gaiense.

Uma versão do plano de pormenor de Santo Ovídio de novembro de 2023, elaborado pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets, e que consta também do contrato de concessão, refere a existência de mais de 1.000 lugares de estacionamento no total do plano de urbanização, além de prever um terminal rodoviário, ordenando o atual tráfego de autocarros em redor de D. João II.

O gabinete do arquiteto urbanista catalão Joan Busquets já destacou, numa publicação no seu 'site', a "excelente acessibilidade metropolitana" de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, quando o consórcio quer retirar a estação de alta velocidade do local.

"Este setor da cidade já tem excelente acessibilidade metropolitana. Está estrategicamente localizada perto dos principais corredores de mobilidade e é servida por duas estações de metro, duas linhas de metro, e várias rotas de autocarros urbanos", pode ler-se numa publicação do arquiteto e urbanista responsável pelo Pormenor da Estação de Gaia -- Santo Ovídio, no seu 'site'.

A discussão do plano de pormenor foi lançada em 2023 e obrigou à tomada de medidas preventivas em Santo Ovídio, como a inibição de construções.

A localização da estação de alta velocidade de Gaia e a solução de uma ponte rodoferroviária sobre o Douro está prevista desde setembro de 2022, aquando da primeira apresentação do projeto, porém o consórcio AVAN Norte propôs a estação de alta velocidade de Gaia a sul de Santo Ovídio e duas pontes sobre o Douro, soluções diferentes do previsto no caderno de encargos.

Em junho de 2024, a Infraestruturas de Portugal (IP) veio mesmo a Vila Nova de Gaia apresentar publicamente o Plano de Pormenor de Santo Ovídio, com Joan Busquets, incluindo a estação subterrânea (60 metros) com "500 metros de extensão, dispondo de plataformas de passageiros de 420 metros de comprimento por 5,0 m de largura", permitindo velocidades de 120 km/h para os veículos que lá não parem, e a transformação da Rotunda de Santo Ovídio numa praça, com zona para tomada e largada de passageiros para o comboio e Metro do Porto.

A IP salientava então a criação de um "polo intermodal de transportes", incluindo mobilidade suave e parque de estacionamento, servindo Gaia "e toda a zona sul da Área Metropolitana do Porto e, mediante uma articulação com o sistema do Metro do Porto, também a parte ocidental da cidade do Porto".

O Plano Ferroviário Nacional, publicado em Diário da República (DR) em abril, estabelece que a estação de Gaia é em Santo Ovídio, ligando às linhas Amarela e Rubi do metro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8