Noventa e quatro estradas, nacionais, municipais e rurais estão afetadas por submersões, interdições ou inundações.
Noventa e quatro estradas, nacionais, municipais e rurais estão afetadas por submersões, interdições ou inundações em 15 dos 21 concelhos do distrito de Santarém, devido à chuva e à subida do Tejo e afluentes, informou a Proteção Civil.
Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, os concelhos mais afetados incluem Santarém, Cartaxo, Golegã, Benavente, Almeirim, Chamusca, Alpiarça, Abrantes, Constância, Torres Novas, Sardoal, Tomar, Alcanena, Entroncamento e Salvaterra de Magos.
Em Santarém, permanecem submersas a EN365-4 (Ponte de Alcaides), Ponte do Alviela (EN365), cais da Ribeira, EM1348 (Vale de Figueira), Estrada do Livramento (Pernes), acesso à Quinta da Califórnia, EN365 (Ponte do Celeiro), ruas da Ribeira, Azoia de Baixo (Rua dos Xendros), Av. Padre Fernando Martins -- Vaqueiros/Louriceira de Alcanena, Estrada Principal Baixinho, Quinta de Cabanos (Vale Flores/Belida), EN3 (Ponte da Asseca) e EN365 (Alcanhões/Assacaias).
Em Salvaterra de Magos, permanecem submersos o acesso à Ponte Rainha Dona Amélia, o cruzamento da Rua Alves Redol com a Estrada do Escaroupim, a estrada entre o Parque de Campismo e Muge e o acesso à Ponte Romana.
No Cartaxo, continuam inundadas a EN114-2 (Setil--Ponte do Reguengo), EN3-2 (Ponte do Reguengo--Valada), Rua Prof. Fernando Jaime Soares da Costa (Vila Chã de Ourique--EN114-2) e EM587 (Lanço 3 Pontas/Vale de Santarém), estando isoladas as povoações de Setil, Valada e Palhota.
Na Golegã, condicionamentos persistem no CM1 (Estrada dos Lázaros), EN365 (Pombalinho--Vale de Figueira), campos agrícolas inundados, estrada da Cholda parcialmente submersa, EM572 (São Caetano--Quinta da Cardiga--Vila Nova da Barquinha) com ponte em risco, CM7 (Pombalinho/EN365), Estrada do Burnel, CM30 (Rabo dos Cágados), EN365 (Golegã--Broa), EN243 (Dique dos Vinte) e ruas como Rua do Campo, Rua São Lourenço e José Farinha Relvas.
Em Chamusca, mantêm-se interditas a ligação fluvial Arripiado--Tancos, Estrada 16 de Setembro (Chamusca/Vale de Cavalos), Estrada das Covas Fundas (Ulme), Estrada de Vale Flores (Parreira), Estrada do Gavião (Chouto) e EN118 (Chamusca/Vale de Cavalos, alternativa via Ulme).
Em Alpiarça, continuam submersas ou interditas EN368 (Alpiarça--Tapada), EM1391, Estrada Rural A1 -- Reserva Cavalo Sorraia -- ETAR Almeirim, EM1369 (Estrada do Meio), Estrada do Mouchão do Inglês, Parque do Carril, EM1368, EN368-1 (Vale de Cavalos--Lagoalva), EM1370-1 (Casalinho--Frade de Cima), Rua João Sousa Falcão (EN368), ER A3 (Rua do Matadouro--Pte. Casal Branco) e ER A4 (EM1368--Pte. Touco).
Na Azambuja, permanece isolada a estrada Carvalhos/Manique do Intendente, interdito o acesso à Maçussa e submersas a EN3-2 (Azambuja/Valada) e a estrada Azambuja--Virtudes, com taludes do Rio Ota e Rio de Alenquer a cederem em Vila Nova da Rainha.
Em Benavente, continuam submersas EM1456 (Benavente--Reta do Cabo), Rua Rio do Almansor -- Parque Ribeirinho, Rua 1.º de Maio -- Estrada dos Alemães/N119, EM515 (Benavente/Barrosa), EN118 (Convento de Jericó, Caminho Del Rey, Pontão Estrada Real e Benavente/Salvaterra de Magos).
Em Almeirim, permanecem cortados dois troços entre a Ponte de Benfica do Ribatejo e a EN114, submersas a EM1390, ER A6 (Foros de Benfica--Muge), EM581 (zona industrial), EM583 (Estrada da Barreira Branca -- Fazendas) e EN114 (Almeirim--Tapada).
Em Abrantes, mantém-se submersa a estação de canoagem de Alvega, existindo também movimentos de massa na EN358-2 e várias ruas/interseções estão interditas, incluindo EN118 (R.S. do Tejo -- Pego/Tramagal/Alvega--Gavião) e EN2 (R.S. do Tejo--Bemposta).
No Entroncamento, a EM1179 permanece submersa, em Constância, a água cobre o parque de estacionamento, a Rua do Tejo, EM do Campo (Santa Margarida--Tramagal) e a zona ribeirinha.
Em Torres Novas, mantêm-se submersas a EM570, Casal da Pinheira/Ribeira Ruiva e o acesso ao Moinho da Cova -- Ponte, além da estrada Braquenizes. No Sardoal, continuam inundadas a área de lazer da Lapa, a estrada São Domingos--Brescovo e a EM Mivaqueiro--Salgueiral. Em Tomar, persistem submersos o caminho municipal 1134 (Charneca do Maxial) e a Avenida António Fonseca Simões.
Em Alcanena, permanece submersa a estrada entre Olhos de Água e o Carsoscópio.
A Proteção Civil alerta para o risco de novas inundações, transbordos e instabilidade de vertentes, recomendando retirar bens de zonas inundáveis, proteger animais, evitar travessias de vias alagadas e seguir informações oficiais.
O Plano Especial de Emergência para Cheias na bacia do Tejo foi ativado em nível amarelo no dia 24 de janeiro de 2026 e elevado para alerta vermelho na quinta-feira, face ao agravamento dos caudais e risco extremo de inundações, segundo a Proteção Civil.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.