Média de idades dos dentistas subiu ligeiramente, para os 40 anos, indica a análise.
O número de alunos estrangeiros a estudar Medicina Dentária em Portugal mais do triplicou desde 2015, segundo um estudo da Ordem dos Médicos Dentistas (CMD), que revela ainda que há cada vez mais mulheres a exercer a profissão.
"No ano passado, a taxa de feminização da profissão atingiu os 61%", refere o estudo "Números da Ordem", que reflete "os grandes números, estimativas e tendências da profissão".
A média de idades dos dentistas subiu ligeiramente, para os 40 anos, indica a análise, adiantando que perto de 90% dos inscritos na OMD têm nacionalidade portuguesa.
O Brasil tem o maior contingente de médicos dentistas (583) a exercer em Portugal, seguido de Itália (242) e Espanha (171).
O número de alunos estrangeiros tem vindo a crescer de forma consistente e mais do que triplicou desde 2015, sendo maioritariamente oriundos de França (733), seguidos dos da Itália (255) e de Espanha (188).
Segundo o estudo, há 3.771 estudantes inscritos nos sete mestrados integrados de medicina dentária existentes em Portugal e, destes, 1.454 (39%) são estrangeiros.
Em declarações á agência Lusa, o bastonário da OMD, Miguel Pavão, alertou para o excesso de médicos dentistas em Portugal e, ao mesmo tempo, para a dificuldade de grande parte da população em aceder a cuidados de saúde oral por incapacidade económica.
"Desde sempre aquilo que foi a integração de médicos dentistas e, por inerência, o apoio da saúde oral no SNS, através dos cuidados de saúde primários ou através dos cuidados hospitalares, ficou sempre muito negligenciada desde a criação há quatro décadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), lamentou.
Miguel Pavão lamentou que não se tenha conseguido cumprir a tentativa de reforma, desde 2017, de integrar os médicos dentistas nos cuidados de saúde oral, que começou por um projeto-piloto que tinha como meta 265 médicos dentistas integrados em 2020 no SNS.
"Foi uma falha redonda daquilo que era o objetivo e agora há uma nova ambição de repetir ou de reforçar através do Plano de Recuperação e Resiliência [PRR]. Contudo, nós achamos que não são estes números de profissionais que vão (...) conseguir combater aquilo que é uma realidade e que diria até neste caso uma fatalidade para muitos jovens médicos dentistas portugueses", vincou.
Para o bastonário, não será a integração de 300 profissionais no SNS que vão combater a situação de médicos dentistas que não vão ter emprego em Portugal.
No seu entender, é fundamental também pensar-se em programas que modernizem e melhorem o programa cheque-dentista e a criação de programas com uma parceria entre a vasta rede de medicina dentária no setor privado.
Observou ainda que o programa cheque-dentista ou o projeto-piloto de médicos dentistas nos centros de saúde apenas respondem a "uma parte ínfima da população".
"Nesse sentido, julgo que o Plano de Recuperação e Resiliência falha por não contemplar uma reestruturação a nível público das unidades de saúde oral e por não contemplar uma carreira para os médicos dentistas para o SNS, mas falha também por não haver um investimento a nível do setor privado", salientou.
Para Miguel Pavão, mais do que dos cuidados assistenciais tem de haver "uma valorização, pela prevenção e valorização", com outras doenças, como a diabetes.
"É necessário reorganizar os cuidados de saúde primários, através das unidades de saúde oral e, por último, é necessário sabermos qual é o valor investido anualmente", disse, defendendo que é necessária "uma dotação orçamental para a saúde oral, que não existe".
Esta situação, fica "bem patente" no PRR, onde essa dotação não existe para a saúde oral, mas existe para outras áreas nomeadamente a saúde mental, frisou o bastonário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.