page view

Falcões de regresso

As crias, uma vez adultas, não habitam o território dos pais. Embora permaneçam na região.

05 de maio de 2014 às 11:21

Zuzu' e ‘Margarida' voltaram a fazer ninho na Amadora. Só que desta vez o casal de falcões escolheu a floreira de uma janela localizada a cem metros da casa onde nos dois últimos anos nidificaram.

Para Pedro Cotter, proprietário da casa onde nos dois anos anteriores o casal de falcões peneireiros teve as crias, "as aves regressaram à floreira onde tinham estado antes". O autor da página do Facebook ‘Zuzu e Margarida' estima que o casal vive na zona da Amadora há pelo menos cinco anos. A postura dos ovos ocorre sempre em março e as crias começam a voar em junho.

Pedro Cotter disse que nos dois anos em que o casal esteve na sua floreira as crias nasceram sempre a 1 de maio, durante a manhã. "Provavelmente este ano também foi nesse dia", acrescentou.

Uma vez adultos, os falcões peneireiros formam casal para o resto da vida. Por serem aves com marcação de território, não habitam no mesmo local dos pais, embora permaneçam na mesma região.

Pedro Cotter não sabe quantos falcões nasceram este ano. Nos dois anteriores foram 11 aves. "Ao longo de todo o ano", referiu, "o casal é avistado nas imediações do local onde faz o ninho".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8