page view

Farmacêuticos interpõe providência a anúncios

Em causa está o suplemento alimentar Calcitrin MD Rapid.

18 de dezembro de 2015 às 10:51

A Ordem dos Farmacêuticos entregou esta sexta-feira uma providência cautelar para travar os anúncios publicitários do suplemento alimentar Calcitrin MD Rapid em todos os órgãos de comunicação social, alegando que lesam o direito dos cidadãos à saúde.

"Apenas a suspensão da emissão dos suportes publicitários nos diversos órgãos de comunicação social será adequada a prevenir a lesão do direito à saúde dos cidadãos", lê-se na providência cautelar contra a empresa Proactivar-Viva Melhor Sempre, Lda., interposta no tribunal da Comarca de Lisboa, a que a Lusa teve acesso.

De acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, o incentivo para a aquisição do Calcitrim (produto que reforça a densidade óssea e as articulações) durante a quadra do Natal "irá com certeza originar o consumo deste produto de forma indiscriminada e poderá ter como consequência danos na saúde e bem-estar de muitos cidadãos, causando lesões sérias e de difícil reparação".

A ordem aponta o recurso a figuras públicas nos anúncios, como a atriz Simone de Oliveira, que lhe dão um "cunho de verdade e seriedade", recordando que as afirmações proferidas na publicidade "não têm qualquer base cientifica".

A providência refere ainda não estar demonstrado que o uso de suplementos possa diminuir as fraturas ósseas ou que reforcem as articulações, concluindo que os anúncios na comunicação social "violam de forma grave os princípios a que devem obedecer as práticas publicitárias em saúde".

A empresa que comercializa o suplemento Calcitrin já se mostrou disponível para "corrigir o que se prove ser inadequado às finalidades anunciadas".

De acordo com um comunicado da empresa VivaMelhor, responsável pela comercialização do Calcitrin MD Rapid, esta ainda não recebeu "qualquer comunicação, reclamação ou chamada de atenção relativamente à qualidade deste produto, ou sua publicidade".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8