page view

Farmácias já podem acompanhar em tempo real estado de dispinibilidade dos medicamentos

Funcionalidade permite saber se um fármaco está em rutura ou sem 'stock' no distribuidor.

16 de junho de 2025 às 13:48

As farmácias podem a partir desta segunda-feira ter acesso imediato à informação sobre a disponibilidade dos medicamentos, permitindo saber se a quantidade disponível de determinado fármaco é limitada, se está em rutura ou até sem 'stock' no distribuidor.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica que esta funcionalidade é fruto da colaboração entre o Infarmed, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e que a informação passa a estar integrada diretamente nos softwares usados por distribuidores e farmácias.

Até agora, as farmácias não conseguiam no imediato acompanhar o estado das encomendas nos portais dos distribuidores, de acordo com as diferentes classificações possíveis: "disponível", disponível "em quantidade limitada", "em rutura até..." e "sem stock no distribuidor".

Com esta nova funcionalidade, as farmácias passam a ter acesso, em tempo real, ao estado de comercialização dos medicamentos, incluindo situações de rutura e previsões de reposição.

"Estas medidas são cruciais no caminho de uma maior transparência, harmonização e prestação de informação rigorosa ao doente", esclarece o Infarmed, acrescentando que esta nova funcionalidade contribui para "uma gestão mais eficiente, uma maior uniformização da informação ao longo do circuito de distribuição e uma comunicação mais rigorosa junto dos doentes".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8