page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Fechados seis portos na ilha de São Miguel devido ao mau tempo

Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.

26 de janeiro de 2026 às 14:05

Os portos de Mosteiros, Rabo de Peixe, Porto Formoso, Vila Franca do Campo, Caloura e Carneiros, na ilha de São Miguel, Açores, estão fechados "a toda a navegação" até quarta-feira, indicou a capitania de Ponta Delgada.

Segundo um aviso daquela estrutura, o capitão do Porto de Ponta Delgada, António Carlos Marques Peiriço, determinou "o fecho a toda a navegação" de seis portos da ilha de São Miguel, "em face das condições de tempo, nomeadamente do estado do mar", entre as 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de esta terça-feira e as 22:00 locais de quarta-feira.

Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores por causa da agitação marítima, com previsões de ondas até 10 metros de altura.

Num comunicado emitido no domingo à noite, o IPMA colocou o grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 18:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, com "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e altura máxima até 19 metros".

Para o grupo Central do arquipélago (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) foi também emitido aviso vermelho, referente a agitação marítima, entre as 03:00 e as 20:00 de terça-feira, devido às previsões de "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e 19 metros de altura máxima".

O aviso vermelho é emitido sempre que existem situações extremas.

Outros avisos laranja (o segundo nível) e amarelo (o menos grave) estão em vigor nas ilhas.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8