page view

Frio afeta continente até terça-feira

Autoridades alertam população.

05 de fevereiro de 2015 às 08:27

Toma cuidados extra para combater o frio?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Toma cuidados extra para combater o frio?

O tempo frio que está a afetar o continente vai prolongar-se até à próxima terça-feira, tendo levado já a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a fazer recomendações à população.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café disse esta quinta-feira à agência Lusa que o tempo frio, anormal para a época, deverá manter-se no território do continente até dia 10 de fevereiro (próxima terça-feira) devido à passagem de uma massa de ar frio.

"Hoje vai ser um dia de tempo frio com grande nebulosidade, queda de neve acima dos 600/800 metros e vento em geral fraco, sendo forte nas terras altas, arrefecimento noturno e formação de geada", indicou Bruno Café.

De acordo com o meteorologista do IPMA, prevê-se para esta quinta-feira uma pequena descida das temperaturas mínimas da ordem do 2/3 graus Celsius.

"Aviso amarelo"

"Para os próximos dias, as temperaturas vão manter-se baixas, sem grandes variações. Vamos ter também aviso amarelo para os distritos do continente por causa do tempo frio até à próxima semana", disse.

No que diz respeito às temperaturas máximas, Bruno Café indicou que "não vão sofrer alterações, registando-se valores entre os 10 e 14 graus, sendo abaixo de 8 na Beira Alta e Trás-os-Montes.

"As mínimas vão descer abaixo dos 4 graus nas regiões do litoral e no interior vão variar entre 1 e -5", disse.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lançar também um alerta.

A ANPC recomendou à população especial cuidado com o perigo das intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, com o piso escorregadio e acumulação de neve ou gelo.

Recomendou também especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8