Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

GNR presta apoio a portugueses no Carnaval de Ciudad Rodrigo

Doze elementos da GNR da Guarda participam em Ciudad Rodrigo, numa ação de patrulhamento conjunto com a Guarda Civil.
15 de Fevereiro de 2015 às 22:10
Militares da GNR
Militares da GNR FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Os elementos da GNR da Guarda que este fim de semana fazem patrulhamentos em Ciudad Rodrigo, Espanha, em conjunto com a Guarda Civil, já auxiliaram alguns foliões portugueses, disse este domingo à agência Lusa fonte da corporação.

"Houve três ou quatro pedidos de informação [de cidadãos portugueses], nomeadamente sobre locais onde podiam deixar as viaturas em segurança e sobre legislação rodoviária que se aplica em Espanha", referiu o tenente-coronel Cunha Rasteiro, chefe da secção de operações e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda. Doze elementos da GNR da Guarda participam, desde sábado, em Ciudad Rodrigo, numa ação de patrulhamento conjunto com a Guarda Civil daquele país para garantirem "um maior sentimento de tranquilidade" aos foliões portugueses nesta época de Carnaval.

A iniciativa, que termina às 24h00 deste domingo, pretende garantir "um maior sentimento de tranquilidade" aos muitos cidadãos nacionais que se deslocam àquela cidade espanhola.

Segundo Cunha Rasteiro, até às 19h00 deste domingo "não houve ocorrências criminais que tenham envolvido cidadãos portugueses" que festejam o Carnaval naquela localidade situada a poucos quilómetros de distância da fronteira de Vilar Formoso. Ciudad Rodrigo promoveu este fim de semana o evento "Carnaval del Toro", uma festividade carnavalesca das mais antigas de Espanha que atrai anualmente muitos portugueses.

A deslocação dos elementos da GNR a Ciudad Rodrigo teve em vista "apoiar a atividade desenvolvida pela Guardia Civil" e promover "uma articulação mais estreita para com os milhares de portugueses que ali se deslocam nesta altura do ano" em caso de participação de ocorrências ou de pedidos de informação. O tenente-coronel da GNR da Guarda referiu que os portugueses se "satisfeitos" com a presença dos militares por "sentirem as autoridades portuguesas mais próximas".

"Demonstraram um maior sentimento de segurança e houve alguma curiosidade, perguntando aos elementos da GNR qual era a sua missão em Ciudad Rodrigo", contou.

A colaboração entre as duas forças policiais surge no âmbito do aprofundamento dos mecanismos de cooperação entre as entidades que, nos dois países, estão incumbidas de missões policiais e aduaneiras, inicialmente nas zonas fronteiriças, mas posteriormente alargado a todo território nacional, segundo a GNR.

gnr carnaval espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)