page view

Governo constitui equipa de trabalho para substituição do SIRESP

Decisão surge após três auditorias pedidas aos reguladores das áreas da comunicação decorridas na sequência do "apagão" da passada segunda-feira.

02 de maio de 2025 às 17:44

O Governo emitiu, esta sexta-feira, um despacho para constituir uma equipa de trabalho "técnica e multissetorial" para substituição do SIRESP, no "prazo máximo de 90 dias".

Segundo comunicado a que o CM teve acesso, a "decisão é sustentada pela relevância estratégica das comunicações de emergência e proteção civil para a segurança e resiliência do Estado, considerando as limitações estruturais e operacionais evidenciadas pelo SIRESP em cenários de elevada complexidade e exigência operacional, que se constataram, entre outras situações, no passado dia 28 de abril, durante o “apagão”.

A decisão emitida pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, surge após três auditorias pedidas aos reguladores das áreas da comunicação decorridas no "apagão" da passada segunda-feira. Pretende-se assegurar de forma urgente um sistema de comunicações robusto e fiável que responda à eficácia das exigências atuais e futuras. 

Recorde-se que após 24 horas do corte elétrico, o SIRESP registou continuou a registar falhas nos comandos da PSP de Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra, no INEM, e em corporações de bombeiros da região Norte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8