page view

Artigo exclusivo

António Costa fecha País antes do Natal. Governo decide hoje medidas mais restritivas

Executivo pondera voltar a fechar o País nas duas primeiras semanas de dezembro.

31 de outubro de 2020 às 01:30

1 / 3

Imagem 36817983 copy.jpg (7618395) (Milenium)
Logo Premium CM
Logo Premium CM

O Executivo só não fecha já o País porque os impactos económicos e sociais seriam ainda mais catastróficos, apurou o CM. O objetivo é que as restrições sejam aplicadas de forma progressiva. Ao longo do próximo mês, o Governo pondera implementar territorialmente as medidas que estão em vigor em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira como o dever de permanência domiciliária, o teletrabalho obrigatório e o encerramento do comércio a partir das 22h00 nos concelhos que ultrapassem as 240 infeções de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Em análise também está o recolher obrigatório a nível nacional a partir das 22h00 ou meia-noite, uma medida que implica que seja decretado primeiro o estado de emergência.

O chefe do Executivo auscultou esta sexta-feira os partidos com assento parlamentar para transmitir os cenários que estão em cima da mesa. O líder do PSD, Rui Rio, afirmou que estará “sempre do lado da solução e não será obstáculo”, manifestando-se favorável ao estado de emergência. Já BE e PCP são contra. A líder bloquista, Catarina Martins, defendeu antes a requisição civil do sistema privado de saúde. E o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, pediu para que “não se transforme o problema de saúde em caso de polícia”.

O Governo de António Costa está reunido hoje em conselho de ministros extraordinário para decidir as novas regras de combate à Covid-19 que serão aplicadas até ao final do ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8