page view

Grande noite de São João no Porto vai ter 16 minutos de estrelas no céu

Fogo de artifício estende-se por 3,5 quilómetros do rio Douro, entre as pontes Luís I e Arrábida. Câmara do Porto vai gastar 615 mil euros para animar o São João.

22 de junho de 2025 às 01:30

Câmara Municipal do Porto vai gastar 615 mil euros nas festas de São João deste ano, sendo que um terço desse valor é o custo da monumental sessão de fogo de artifício, que se estenderá por 3,5 quilómetros do rio Douro, entre as pontes Luís I e Arrábida, e que durará 16 minutos.

O facto de, pela primeira vez, o ‘fogo preso’, como se diz no Norte, ser lançado num espaço tão alargado do rio Douro, a partir das margens e de barcaças no meio do rio, permite um número mais alargado de locais de boa visualização deste espetáculo sempre tão concorrido.

Para além do local mais concorrido, que é a zona da Ribeira do Porto, os foliões poderão ainda assistir ao fogo de artifício, do lado da cidade do Porto, em magníficas condições de visualização, no parque de estacionamento da Alfândega, na zona superior da Rua da Restauração, assim como no Passeio das Virtudes e na marginal entre o Cais das Pedras e a Ponte da Arrábida.

De resto, também do lado de Vila Nova de Gaia, ao longo de praticamente toda a zona marginal, conhecida como Cais de Gaia, assim como em diversas artérias e praças adjacentes, a sessão de fogo de artifício, marcada para as 24h00 desta segunda-feira, pode ser vista em toda a sua plenitude.

Mas as festas de São João, no Porto, são muito mais do que a sessão de fogo de artifício. As cascatas, a sardinha assada e as famosas marteladas compõem uma peculiar animação que atrai à zona histórica da cidade centenas de milhares de pessoas.

E depois, na maior de todas as noites, há a música, num cartaz de excelência, dividido por três locais de maior relevância. Herman José e Quim Barreiros no Largo Amor de Perdição; Cláudia Pascoal e Ana Bacalhau nos jardins do Palácio de Cristal; e Tio Jel e Ena Pá 2000 na Casa da Música.

Mas a grande noite começa com o retomar do brinde, com Vinho do Porto, protagonizado pelos presidentes das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, a meio da Ponte Luís I. O momento simbólico está marcado para as 18h00 desta segunda-feira.

Tony Carreira nos festejos de Braga

Na noite maior, o grande espetáculo musical está a cargo de Diogo Piçarra, nas festas de São João de Braga. Mas o concerto de encerramento, às 22h00 do dia 24, na Avenida Central, tem inscrito no cartaz o nome de Tony Carreira. O São João de Braga, com muita animação por estes dias, assenta em quadros de secular tradição, como o Cortejo dos Carros das Ervas, dos Pastores e do Rei David.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8