Um jovem assistente de realização da série da TVI ‘Morangos com Açúcar – VII’ poderá estar infectado com gripe A. O caso suspeito foi conhecido no dia em que Portugal ultrapassou a barreira dos mil infectados, registando também um novo recorde de casos em apenas 24 horas: 177. No total, desde Maio, 1061 infectados foram registados no País.
Para evitar o pânico e esclarecer actores, técnicos e produção, André Cerqueira, director de Conteúdos da Plural, esteve ontem nos estúdios de Vialonga e confirmou ao CM a situação: 'É verdade que houve um caso, mas já estamos a analisar a situação com a Direcção-Geral de Saúde.'
Na Plural, além do director André Cerqueira, quase ninguém mostrou disponibilidade para falar ao CM sobre o possibilidade de o técnico de realização estar infectado com gripe A. Ainda mais porque a maioria do elenco da nova série de ‘Morangos’, a estrear em breve na TVI, tem sido mantida em segredo.
Para evitar que os funcionários receiem permanecer a trabalhar nos estúdios da Plural, as gravações de ‘Morangos Com Açúcar’ foram interrompidas para que André Cerqueira esclarecesse e tranquilizasse a equipa. Por precaução, as várias funcionárias grávidas que trabalham nos estúdios foram mandadas para casa
Entre os actores que já foram falados para integrar este novo elenco, só os adultos – que na série farão de pais e professores – são conhecidos: Nuno Homem de Sá, Nuno Melo, Julie Sargeant, Filomena Gonçalves, Sandra Celas, Sandra Faleiro, Élvio Camacho e Rosa do Canto.
'Ainda não se sabe se realmente o técnico de realização tem gripe A. O caso ainda está a ser analisado', revelou a actriz Rosa do Canto ao CM. 'Fui uma das pessoas que gravou com esse técnico, mas não estou preocupada. O trabalho continua', acrescentou. Nuno Melo, outro actor que integra o elenco da nova série de ‘Morangos com Açúcar’, confirmou que esteve a trabalhar toda a manhã de ontem e garante: 'As gravações nunca foram suspensas.' Porém, anteontem, o actor não esteve a trabalhar na série que a TVI diz ser um ‘Fame’ à portuguesa.
CONTÁGIO INTENCIONAL NO ALGARVE
As duas situações de tentativa de contágio intencional de gripe A, denunciadas recentemente pela ministra da Saúde, ocorreram nos Centros de Saúde de Portimão e Lagoa, no Algarve. Rui Lourenço, presidente da Administração Regional de Saúde da região, já fez saber que os cidadãos em causa não serão denunciados à Procuradoria--Geral da República.
O primeiro caso aconteceu domingo à noite no Centro de Saúde de Portimão. Um homem, com sinais de estar infectado com gripe A, recusou-se a usar máscara, alegando ter esse direito por pagar impostos. Na segunda-feira de manhã, uma mãe acompanhada pela filha deslocou-se ao Centro de Saúde de Lagoa com a intenção de contagiar outras pessoas. A filha, de 8 anos, foi infectada com o vírus H1N1 no jardim-de-infância na Mexilhoeira da Carregação. O artigo 242º do Código do Processo Penal obriga à denúncia de crimes públicos.
GRIPE VISTA À LUPA
177 NOVOS CASOS
Portugal registou ontem 177 casos de infecção pelo vírus da gripe A. Dez doentes estão internados e três têm um quadro clínico que 'inspira preocupação'. No Hospital de Leiria, uma jovem, de 20 anos, está com suporte ventilatório.
MULHER EM PERIGO
Mantém-se internada no Hospital de São João (Porto) a mulher de 30 anos com gripe A que desenvolveu uma pneumonia. Está com prognóstico reservado.
JOGOU COM H1N1
O futebolista dos EUA, Jason Donovan, jogou com H1N1 no México, quarta-feira, no jogo de apuramento para o Mundial da África do Sul.
ACTORES QUE INTEGRAM O ELENCO
JULIE SARGEANT
Actriz que esteve em ‘Flor do Mar’ mantém-se na TVI. Depois do papel de uma mulher vítima de violência doméstica em ‘Flor do Mar’, agora fará de professora
NUNO HOMEM DE SÁ
Actor protagonizou também ‘Flor do Mar’. Actor interpreta ‘Teodoro’, marido da personagem desempenhada pela actriz Sandra Faleiro
ROSA DO CANTO
Na RTP 1, actriz fez parte do elenco de ‘Pai à Força’. Rosa do Canto passa directamente da RTP 1 para a TVI, onde fará de mãe de um dos protagonistas
SANDRA CELAS
Esteve fora para ser mãe e regressa agora à televisão. Sandra Celas fará o papel de uma professora com um cargo de direcção na escola de artes
VÍTOR FONSECA
Actor e cantor. Elemento da banda de sucesso D’ZRT. Vítor Fonseca regressa aos ‘Morangos’, desta vez na qualidade de professor. Actor estreou-se nesta série
INSTITUIÇÕES NÃO ESTÃO PREPARADAS
As instituições de solidariedade têm carências difíceis de superar para combater a gripe A e não estão preparadas para suster a infecção. De acordo com Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, lares de idosos, casas de acolhimento de pessoas com deficiência e centros de crianças e jovens são as situações mais preocupantes.
'Já está preparado um programa de emergência, elaborado com as autoridades de Saúde, para precaver qualquer situação de gripe A nestas instituições', explicou Lino Maia ao CM, revelando que 'a solução pode passar pela colocação destas pessoas em unidades de Saúde ou da Segurança Social'.
O problema, referiu, está relacionado com a lotação dos espaços e a inexistência de locais onde seja possível isolar quem vier a ser contaminado pelo vírus H1N1. 'Instituições que têm doentes 24 horas por dia não podem simplesmente encerrar. O problema é que estão cheias e não existem salas vagas para transferir as pessoas', acrescentou, dando conta da inexistência de casos suspeitos em idosos ou nas pessoas portadoras de qualquer deficiência.
'Os nossos funcionários estão a receber da Direcção-Geral de Saúde formação para trabalhar com estas pessoas, caso sejam infectadas', concluiu.
NOTAS
FÁTIMA: OITO MIL FOLHETOS
Cerca de oito mil folhetos informativos sobre a gripe A vão ser distribuídos hoje aos peregrinos em Fátima. Vão estar instaladas na cidade três unidades móveis para reencaminhar casos suspeitos
ESPANHA: 14 MIL NUMA SEMANA
O Ministério da Saúde espanhol estimou que durante a semana terão sido registados pelo menos 14 390 novos casos de gripe A, elevando para mais de 26 mil o total de infectados
GRUPOS: REINO UNIDO JÁ DEFINIU
Reino Unido e Suíça apresentaram ontem os grupos prioritários para a vacinação contra o vírus H1N1, nos quais se encontram as mulheres grávidas e idosos com mais de 65 anos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.