page view

"Há formas de greve que vão longe demais", diz Bispo do Porto sobre paralisação dos enfermeiros

D. Manuel Linda reconhece direitos dos enfermeiros, mas discorda de métodos utilizados.

20 de dezembro de 2018 às 08:29

O bispo do Porto alertou o Governo para o "desinvestimento excessivo" em alguns setores-chave da sociedade e admitiu que os enfermeiros "estão a ir longe demais" na greve, apesar de lhes reconhecer justeza.

As afirmações de D. Manuel Linda surgem numa entrevista ao jornal Público, onde reconhece que os enfermeiros "estão a ser vítimas de alguma injustiça", mas sublinha, a propósito da greve destes profissionais: "Que se chegue a adiar cirurgias urgentíssimas em função do bem individual de cada um, aí já não concordo".

"Estou do lado dos enfermeiros no sentido de reconhecer que é preciso pôr cobro a algumas injustiças, mas há formas de greve que vão longe demais. E aqui, num caso ou noutro, não sei se [se] está a ir longe demais", afirma o bispo do Porto.

D. Manuel Linda diz também que "é meritória a vontade do Governo em sanear as finanças públicas", mas sublinha que há setores que não podem ser prejudicados, dando como exemplo o dos guardas prisionais.

"É um custo que a sociedade tem de suportar", afirma o bispo do Porto, que diz que por causa da greve dos guardas prisionais não irá este Natal visitar qualquer prisão, por razões de segurança, a pedido da direção-geral dos serviços prisionais.

Na entrevista, D. Manuel Linda afirma que se corre o risco de transformar a governação num ato "fundamentalmente voltado para a economia", com os temas económico-financeiros a terem predominância sobre outros como "a família, a solidariedade e a partilha".

"O Estado tem, por intermédio do seu Governo, de ver até onde pode ir nesta capacitação de reduzir as despesas. Mas há despesas que logicamente têm de ser feitas", acrescenta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8