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Artigo exclusivo

Hospital de Santa Maria troca medicação a utente

Mulher medicada para anemia após falha no serviço de análises clínicas do Hospital de Santa Maria.

24 de maio de 2025 às 01:30

Uma utente foi medicada para uma anemia, que não tinha, devido à troca de resultados de análises clínicas na urgência do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O caso aconteceu em setembro de 2023. A utente foi à urgência e fez a colheita para análises. "Pouco depois foi declarado que sofria de anemia grave. Fui medicada, só que cada vez que tomo sinto-me a desmaiar e muito mal", relatou a utente, na queixa enviada à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) consultada pelo CM. Em dezembro, a utente acabou por recorrer à urgência do Hospital São Francisco Xavier. "Fiz análises e não tenho anemia nenhuma. Chegando ao Santa Maria para falar sobre isso, disseram que o técnico trocou os tubos", relatou. Em resposta à ERS, a Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) justificou o erro com o excesso de trabalho na noite de 7 para 8 de setembro de 2023. "Foi uma noite de grande pressão por volume muito elevado de doentes para colheita de sangue, chegando a atingir mais de uma hora de espera", explicou. "Não  podemos excluir que num contexto de elevado volume de trabalho e pressão para emitir os resultado com rapidez, possa ter havido uma troca de tubos no momento da sua integração no sistema informático". A ULSSM pediu desculpa à utente e garantiu ter reforçado as medidas de segurança e revisto procedimentos.

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