Procedimento permite que adolescente de 13 anos possa aguardar por transplante cardíaco.
Uma adolescente com uma doença cardíaca muito grave foi sujeita no Hospital Santa Marta a um procedimento inédito em Portugal, que melhorou a sua condição física e permite que possa aguardar por transplante cardíaco, segundo especialistas.
A jovem de 13 anos vive no arquipélago da Madeira, onde lhe foi diagnosticada uma cardiomiopatia restritiva com hipertensão arterial pulmonar grave e insuficiência cardíaca, tendo sido reencaminhada para o Hospital Santa Marta, o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas da Unidade Local de Saúde (ULS) São José.
A cardiologista pediátrica e diretora clínica adjunta do Hospital de Santa Marta, Fátima Pinto, explicou à agência Lusa que "o coração precisa de contrair e relaxar, como uma bomba", uma função que a cardiomiopatia restritiva, uma doença das células do músculo cardíaco, impede que seja feita corretamente.
"É como se o músculo [cardíaco] estivesse sempre em tensão e isso vai causando ao longo do tempo insuficiência cardíaca (...) e tem repercussões a nível do pulmão", causando hipertensão pulmonar, "uma doença muito grave que, associada à insuficiência cardíaca", pode ter vários sintomas, desde desmaios a morte.
No caso da jovem, a doença estava "num estado já bastante avançado", impedindo-a de fazer a sua vida normal, sem capacidade de realizar "qualquer tipo de esforço" devido ao cansaço, contou Fátima Pinto.
O cirurgião pediátrico José Diogo Martins, que liderou a equipa multidisciplinar que acompanhou a menina, disse à Lusa que só foi possível fazer este procedimento inovador, porque a União Europeia aprovou um novo dispositivo médico que se coloca por via percutânea, através das veias, sem implicar uma cirurgia.
"Este dispositivo tem a função de criar e manter aberta uma comunicação entre as duas aurículas de modo a que se faça a descompressão da aurícula esquerda que estava na base da hipertensão arterial desta menina", explicou.
O cirurgião observou que este procedimento "não é curativo, mas sim paliativo" e visa garantir uma estabilidade clínica que permita avançar para outro tipo de tratamentos, sendo neste caso o transplante cardíaco.
Disse, contudo, que o procedimento tem "um risco que não é negligenciável" e, por isso, a situação foi discutida com os pais e a própria menina, tendo-se concluído que havia "uma situação de risco-benefício favorável para avançar com o procedimento", que foi realizado em maio e durou cerca de quatro horas.
A intervenção foi realizada com sucesso, tendo havido uma redução significativa da pressão da aurícula esquerda e redução da hipertensão arterial pulmonar, com recuperação rápida que permitiu a alta da jovem para o domicílio.
Apesar de este procedimento não curar, vai melhorar a qualidade de vida da menina e dar-lhe uma estabilidade que permita dar os próximos passos necessários, que envolvem um conjunto de técnicas muito diferenciadas que vão desde os cuidados intensivos cardíacos até a cirurgia cardíaca.
"E abriu-se a porta para se poder fazer o transplante que vai ser necessário para podermos continuar a cuidar desta menina", realçou.
Citando o distribuidor do dispositivo, José Diogo Martins disse que foi a primeira vez que esta intervenção foi realizada em Portugal e uma das primeiras vezes na Europa.
"Mesmo nos Estados Unidos os casos contam-se como algumas dezenas (...) porque são casos muito, muito raros", comentou.
Questionado sobre se há doentes em lista de espera para fazer este procedimento, disse que não, mas avançou que têm a aprovação do conselho de administração do hospital para fazer se aparecerem outras crianças com este problema.
"Estamos neste momento, uma vez que há esta técnica nova, a rever o nosso conjunto de doentes com hipertensão pulmonar para perceber em quais deles poderá ser benéfico a realização deste procedimento", avançou o cirurgião pediátrico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.