Investigação demonstra que os primeiros microrganismos chegam principalmente do exterior, transportados pelo ar sob a forma de aerossóis ou esporos, ou associados a animais como aves, roedores ou insetos.
Uma investigação internacional, em que colaboram duas instituições portuguesas, identificou os primeiros microrganismos a colonizar os tubos de lava formados na erupção do vulcão Tajogaite (La Palma), que servem de modelo para estudar a possibilidade de vida em Marte.
O estudo, apoiado pela Secretaria Regional das Universidades, Investigação e Inovação da Andaluzia, envolve o Instituto de Recursos Naturais e Agrobiologia de Sevilha (IRNAS-CSIC), o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME-CSIC), a Universidade de Almería e a Universidade de Huelva, com a colaboração da Universidade de Évora e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), ambos de Portugal, e da Federação Espeleológica das Canárias.
Publicado na revista científica Environmental Microbiome, o estudo descreve quais os microrganismos que chegam primeiro a estes espaços recém-criados pela atividade vulcânica, como se adaptam às condições extremas e qual o papel que desempenham na recuperação do ecossistema, informou o Governo Regional da Andaluzia em comunicado de imprensa.
Os investigadores puderam observar, quase desde o início, como a vida começa num ambiente completamente novo e estéril.
Os tubos de lava analisados foram formados após a erupção do vulcão Tajogaite na ilha de La Palma, em Espanha, que ocorreu a 19 de setembro de 2021 e durou 85 dias.
Estes tubos constituem um verdadeiro "mundo recém-nascido", desprovido de solo e vegetação, onde os primeiros seres vivos necessitam de abrir caminho para o desenvolvimento do ecossistema.
Estes ambientes tornaram-se um laboratório natural para o estudo dos limites da vida em condições extremas, abrindo novas linhas de investigação relacionadas com a habitabilidade noutros planetas.
Os resultados obtidos ajudam a definir como algumas comunidades biológicas poderão surgir, evoluir e manter-se em ambientes subterrâneos em Marte.
A investigação demonstra que os primeiros microrganismos chegam principalmente do exterior, transportados pelo ar sob a forma de aerossóis ou esporos, ou associados a animais como aves, roedores ou insetos.
Estas contribuições introduzem matéria orgânica num ambiente inicialmente estéril e favorecem o aparecimento das primeiras comunidades biológicas.
Para analisar este processo, a equipa científica acedeu aos tubos de lava entre um e dois anos após a erupção, quando as condições ainda eram extremamente severas. Em algumas zonas, a temperatura do ar atingiu os 60 graus Celsius e a superfície das rochas ultrapassou os 90 graus.
Os investigadores realizaram três campanhas de amostragem e combinaram a análise de ADN dos microrganismos com o estudo dos minerais e das condições ambientais de cada área.
Fatores como a temperatura, a salinidade, a ventilação e a composição mineral determinam quais os microrganismos que se conseguem estabelecer e sobreviver.
O estudo mostra ainda que estes microrganismos não só habitam o ambiente, como também contribuem para o transformar. Através da formação de biofilmes nas rochas, modificam os minerais e promovem processos que constituem os primeiros passos na formação de solo fértil e na evolução do ecossistema.
A equipa continuará a investigar a evolução destas comunidades microbianas para melhor compreender como os ecossistemas recuperam após eventos extremos, como erupções vulcânicas, e analisará o seu potencial para produzir compostos bioativos com possíveis aplicações nas áreas da saúde e da biotecnologia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.