page view

Inaugurado Campus de Saúde em Vila Franca de Xira com investimento superior a 30 milhões de euros

Ministra da Saúde refere que a instituição "reflete bem" a complementaridade entres os setores público, social e privado.

08 de setembro de 2025 às 16:40

O Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira, esta segunda-feira inaugurado, com um investimento superior a 30 milhões de euros, "reflete bem" a complementaridade entres os setores público, social e privado, afirmou a ministra da Saúde.

"Este é o momento que simboliza o melhor que conseguimos alcançar quando o setor da saúde e o setor social trabalham lado a lado com um único objetivo: Garantir que todos os cidadãos têm acesso a cuidados de saúde de qualidade próximos das suas casas e das suas famílias", afirmou a ministra Ana Paula Martins na cerimónia de inauguração.

A obra requalificou e dinamizou todo o espaço do antigo Hospital de Vila Franca de Xira e alargou a oferta de cuidados de saúde diferenciados à comunidade da cidade e de toda a região.

Para a ministra, a obra, que requalificou e dinamizou todo o espaço do antigo Hospital de Vila Franca de Xira, "vai seguramente contribuir para dar uma resposta mais adequada e completa aos cidadãos da cidade, mas também da região, em particular à população mais envelhecida".

Presente de cerimónia, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Armando Jorge de Carvalho, adiantou que o campus já dispõe de 185 camas de internamento, das quais 120 dedicadas à Rede Nacional de Cuidados Continuados, sendo "um importante parceiro do Serviço Nacional de Saúde, através da colaboração com a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, acolhendo utentes que se encontram a aguardar resposta não hospitalar".

Para o provedor, o novo campus é "um exemplo claro da complementaridade entre o setor social, o Serviço Nacional de Saúde e o setor privado".

A ministra da Saúde destacou que a infraestrutura foi cofinanciada pelo programa Compete 2020, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pela Misericórdia de Vila Franca de Xira, num investimento global superior a 30 milhões de euros.

Composto por três unidades autónomas, uma unidade de saúde, uma residência sénior e uma clínica de ambulatório, o novo campus irá dar "um contributo muito significativo" para alargar a oferta assistencial à população local e "é seguramente uma resposta que se traduzirá numa melhoria significativa da qualidade de vida para os cidadãos, tanto a nível dos cuidados de saúde, como também ao nível do apoio social", destacou.

Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados, esta unidade de saúde tem um enfoque particular na medicina física e de reabilitação.

"Os cuidados continuados são uma peça absolutamente fundamental do nosso sistema de saúde para dar resposta de forma continuada e integrada, sobretudo àqueles que se encontram numa situação de dependência e de maior fragilidade", salientou a governante.

Recordou ainda que o programa do Governo prevê um reforço sustentado da rede de cuidados continuados, com o reforço das vagas que já existem, para assegurar uma adequada cobertura e diminuindo a pressão sobre outras redes de resposta, assim como da rede de cuidados paliativos.

"Queremos e vamos continuar a trabalhar para adaptar e melhorar as respostas do sistema de saúde ao desafio do envelhecimento, concretizando a estratégia europeia dos cuidados de longa duração, em estreita colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social", declarou.

Para isso, o Governo pretende "continuar a dignificar e a reforçar a relação com o setor social e solidário, como parceiro estratégico em matéria de ação social e resposta às necessidades dos mais vulneráveis, reforçando também, naturalmente, a sustentabilidade financeira dos serviços que prestam".

Mas, avisou, há desafios, nomeadamente "conseguir formar, atrair e reter recursos humanos qualificados".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8