page view

Infarmed aprova financiamento de novo sensor para diabetes tipo 1

Medida reforça o compromisso do SNS "em promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes, garantindo acesso equitativo a soluções de saúde avançadas para quem delas precisa".

13 de novembro de 2025 às 18:30

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) aprovou esta quinta-feira o financiamento do novo sensor de glicose Accu-Chek SmartGuide, reforçando o acesso a tecnologias de monitorização contínua da glicemia para pessoas com diabetes tipo 1.

"Este dispositivo médico estará brevemente disponível para os utentes do SNS [Serviço Nacional de Saúde]", indica o Infarmed em comunicado.

O Accu-Chek SmartGuide é um sensor de glicose intersticial de medição contínua em tempo real e vai estar brevemente disponível para utentes com diabetes mellitus tipo 1, com 18 ou mais anos, que utilizem múltiplas doses diárias de insulina ou sistemas de perfusão não integrados.

Com 14 dias de utilização por sensor, o Accu-Chek SmartGuide vai ser uma alternativa ao Freestyle Libre 2 Plus, até agora o único dispositivo comparticipado, segundo o Infarmed.

"A tecnologia de monitorização intersticial da glicemia permite uma avaliação contínua, precisa e confortável, evitando picadas frequentes e contribuindo para um melhor controlo metabólico", sublinha.

O Infarmed acrescenta que a medida reforça o compromisso do SNS "em promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes, garantindo acesso equitativo a soluções de saúde avançadas para quem delas precisa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8